Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Bazar x Azar: Porque a Torá começa com a letra Bêt?

A letra Bêt é a segunda letra do alfabeto Hebraico. A letra Alef é a primeira.

Já reparou que a palavra Alfabeto vem do grego Alfa Beta que vem do Hebraico Alef Bet?

O Alef, cujo valor numérico é 1, denota um D-us Único. O Bêt é o valor da duplicidade: homem e mulher, alto e baixo, gordo e magro, bem e mal, claro e escuro. etc. 

Porque então deveria ser a primeira letra da Torá, na palavra BERESHIT [no início]?

Conta-se no Midrash [hermenêtica judaica], que as letras do alfabeto hebraico começaram a dialogar entre si sobre quem teria o mérito de ser a primeira letra da Torá.

Cada qual ofereceu os seus argumentos, tendo a letra Alef argumentado que, se ela representa a Unicidade Divina, é óbvio que deveria ser a primeira do texto da Torá.

A única letra que ficou "na sua", disposta a acolher o que D-us indicasse, foi a letra Bêt.

Por este motivo, e por ser a primeira letra da palavra Brachá [benção], o Bêt foi escolhido.

Para ilustrar isto melhor, conto a vocês um caso que vi recentemente: uma cartolina pendurada numa parede indicava que lá estava ocorrendo um Bazar. 

A placa estava colada com durex apenas em cima e embaixo da cartolina, de modo que o vento fizesse com que a letra B dobrasse para dentro da placa. 

Então as pessoas que passavam pela rua viam somente a palavra Azar!! 

Contei isto à organizadora do Bazar, ela riu, mas de imediato trouxe mais dois pedaços de durex e colou a cartolina do modo desejado, para fixar bem a letra B..

Veja só como até em Português uma letra B e um A podem mudar tudo!

Voltando ao alfabeto hebraico:

O Criador sabia da importância do Alef, tanto colocou a letra Alef como a primeira letra dos Dez Mandamentos: "Anochi Hashem" [Eu sou o Eterno]. Mas foi bem lá para frente.

Muitas vezes, quando queremos ser os primeirões, a vida nos empurra lá para o meião da fila. Outras, quando não nos importamos que os outros passem na frente, D-us nos coloca logo no início!!

Que você tenha muita Brachá.


Todo o Alfabeto Hebraico, da direita para a esquerda.





Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }