Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

O que é a Honestidade no Judaísmo?

A Torá ensina como ser honesto durante toda a sua narrativa, começando até com o próprio nome de Jacó, que fora mudado para ISRAEL.

ISRAEL na escrita hebraica é ישראל

Ε pode ser dividido em duas palavras; YASHAR-EL ישר אל 

Yashár significa RETO, direto, correto.

EL é uma das formas como chamamos o Criador, que neste caso aluz à retidão de caráter.

Todos os patriarcas e principais figuras da História de Israel tiveram um traço de personalidade que os identificava diante de D-us e dos homens, e dos quais pudêssemos aprender.

"Concede a Verdade a Jacó!" - diz o versículo.

Jacó era o homem da Verdade. Se recusou a vestir as indumentárias do irmão Esaú, que lho tiraria as bênçãos para delas promover a matança e a promiscuidade no mundo, caso Jacó não fizesse o que sua mãe Rebeca lhe determinara, o que no final resultou na sua consagração como o patriarca de Israel por excelência.

Quando seus filhos descem ao Egito para buscar alimento e não reconhecem o irmão José, este os abastece com o melhor que pode e mandar devolver o pagamento pelas mercadorias, sem que eles se dessem conta disso. 

Os irmãos ficaram espantados quando viram o dinheiro colocado de volta dentro das suas sacolas de mantimentos, mas Jacó ordena: 

"Levem de volta o dinheiro que lhes devolveram, talvez isto tenha sido um engano"
[Gênesis 43:12].



Este comportamento passa a ser uma das molas mestres do caráter do judeu e ensinado nas comunidades judaicas por milhares de anos. 

A própria Torá alerta contra o quilo de 900 gramas e demais tipos de engôdo no que diz respeito a pesos e medidas, como está escrito [Deuteronômio 25:13]:

"Não terá nos teus bolsos pesos diversos... peso perfeito e justo terá... para que se prolonguem teus dias na Terra e que isto [a falsidade] não se torne abominação ao Eterno" *

O versículo seguinte diz algo terrível, que infelizmente aconteceu diversas vezes com o povo judeu, alertando-nos para que possivelmente uma coisa esteja conectada à outra:

"Recorda o que te fez Amalek no caminho quando você saiu do Egito".

Amalek é Haman do Livro de Esther, é Roma que destrói Jerusalém, é o Inquisidor Mor da Espanha, É o Czar russo que manda queimar aldeias judaicas inteiras, é Adolf Hitler, que seus nomes e sua memória sejam apagadas,

Amalek aparece no caminho. Que caminho? Quando saímos do caminho.
Mas de qual caminho? O Caminho da Retidão. De sermos diretos com D-us e o próximo.

O caminho de Israel, de  ישר-אל.

Sejamos retos.
















* Torá, Livraria Sêfer página 577.

Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }