Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

O que é uma Yeshivá?

Yeshivá é um centro de estudos avançados de Talmud


Foto da Yeshivá de Volozhin .

Yeshivá de Volozhin na Bielorússia era o protótipo de estudos rabinicos do mundo moderno.

Formou alguns dos rabinos mais renomados dos últimos tempos, como o Rabino Abrahão Isaque Hacohen Kook, patrono do Sionismo Religioso

Fundação (1803)

Esta yeshivá foi fundada em 1803 pelo Grão Rabino Chaim de Volozhin, um dos maiores talmudistas e cabalistas do seu tempo, quem por sua vez foi aluno do grande Gaón de Vilna.
Posteriormente esta yeshivá ficou à cargo do Rabino Eliezer Fried junto com o Rabino Naftali Tzvi Yehuda Berlín, mais conhecido como o Netziv, que mais tarde encabeçou a Yeshivá junto com o Rabino Josef Ber Soloveichik, neto de Rav Chaim, fundador da Yeshivá. 
O Netziv por sua vez foi o mentor do Rav Kook supracitado, quem tornou-se o Primeiro Rabino Chefe do Israel moderno e que esteve presente nos grandes momentos do árduo trabalho pela construção do Estado Judeu, antes da sua fundação em 1948. 

Fechamento (1892)

O governo russo exigiu que estudos laicos e o idioma russo fizessem parte do curriculo da Yeshivá sem compreender que uma Yeshivá tem como base consagrar seus esforços e horários ao estudo so sagrado no Judaísmo. A recusa dos rabinos de atender a este pedido culminou no fechamento da Yeshivá. Hoje é comum em Israel, Estados Unidos e até mesmo no Brasil, combinar estudos laicos e profissionais com a carga horária dos estudos da Yeshivá.
Contudo, é preciso compreender que a postura atual só foi possível devido ao esmero e exímia dedicação que os gigantes do mundo rabínico do século 19 deram a este centro de Torá. 
Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }