Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Que fruto Eva ofereceu a Adão? Dica: não foi uma maçã.


A TORÁ PODE SER COMPREENDIDA EM 4 NÍVEIS:

  • PeSHÁT - literalmente aquilo que está escrito no texto.
  • Rémez - Aquilo que pode ser entendido ligando um texto a outro.
  • Drash - A hermenêutica judaica, alusões ao significado do texto.
  • Sod - A parte oculta do texto, dantes ensinadas em segredo, hoje conhecida como Cabalá.




Peshat - o fruto proibido era um FIGO: o versículo diz que "perceberam que estavam nus e confeccionaram cinturões a partir de folhas de figueira". Como estavam sob uma figueira, de acordo ao texto explícito, o fruto proibido era o figo.







Rémez - o fruto proibido era o TRIGO, pois está escrito "com o suor da sua fronte comerás o pão": referência ao Poder Divino de retribuir Medida por Medida ao que fazemos de bom ou não. Eva ofereceu o fruto, mas Adão poderia ter recusado. Por esse motivo, aquilo que lhe seria servido durante o Shabat caso esperasse mais um pouco, custou-lhe uma vida totalmente dedicada à labor, até os dias de hoje.





Drásh - o fruto proibido era um ETROG, espécie de critronela utilizada na festa judaica de Súcot. Diz-se do Etrog que a fruta tem o mesmo gosto que o tronco da árvore, alusão ao que diz o texto da Torá: 'D-us fez a árvore de frutos que faz frutos", ou seja, nas árvores do Paraíso o fruto tinha o gosto idêntico ao do tronco da árvore. Isto acabou quando Adão e Eva comeram do fruto proibido, permanecendo apenas o Etrog, uma das possibilidades dos frutos proibidos, como lembrança permanente do erro que cometeram.




Sod - o fruto era a UVA. De acordo com os ensinamentos da Cabalá, onde entra vinho saem segredos. A própria palavra vinho em hebraico: Yain -  יין, vale 70, o mesmo valor numérico da palavra Sod [Segredo]. Mas qual é o segredo aqui? O segredo vem da mescla entre o Bem e o Mal ingeridos por Adão e Eva quando comeram o fruto proibido. Contar os próprios segredos, os segredos de outrem ou tentar sondar segredos onde não se quer que eles sejam descobertos, é em si um Mal. Além disso, a uva pode ser transformada em vinho, que, caso ingerido em quantidade elevada, pode entorpecer a mente do Homem e fazer com que ele diga ou faça coisas das quais se arrependeria depois. O Ticún [conserto] desta situação dentro do Judaísmo reside na obrigação do homem em santificar o Shabat e demais festas judaicas, assim como o casamento, com uma taça de vinho. Mais uma vez, medida por medida.


Como podemos ver, são muitas as opiniões sobre qual o fruto que Eva deu a Adão, mas algo une todos estes conceitos: aquilo que ingerimos passa a ser de imediato parte não somente do nosso corpo mas também da nossa alma e psique.

E foi isso que D-us tentou impedir.
Compartilhar no Google+

+ comentários + 1 comentários

2 de julho de 2018 às 09:28

Interessante, mas creio que esse fruto será um segredo até a vinda de mashiach.

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }