Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Razões pelas quais PURIM não é o Carnaval dos Judeus.

Purim é uma festa bíblica, o oposto total do carnaval profano.

Purim tem quatro mandamentos religiosos:

  1. A Leitura da Meguilá [o Pergaminho] de Esther, um dos 24 livros do Tanach [Bíblia Judaica].
  2. Dar um presente comestível e um bebestível a outra pessoa, como forma de altruísmo.
  3. Fazer caridade com os necessitados da comunidade, para promover a união entre os judeus
  4. Fazer um banquete de preferência com carne e vinho, para celebrar a libertação dos judeus da "Solução Fina"l imposta por Haman, literalmente o Hitler de sua época, que felizmente não aconteceu. Durante este banquete podemos cantar e beber, não com o objetivo de cair na folia, mas de regozijar-se com a Divina  Providência e de como D-us pode agir também de forma oculta, escondido dos olhares humanos, a despeito do fim de Haman, antissemita mor de sua época. No carnaval a beberagem impera, com objetivo oposto: dar vazão aos desejos carnais.
Fantasia: não há mandamento algum de fantasiar-se em Purim nem é este um dos objetivos da festa. A fantasia surgiu como um modo de mostrar a ocultação do Eu verdadeiro, o Eu Divino, da máscara de um tirano como Haman que só pensavam em bajular o rei [Achashverosh - Assuero[ e a Rainha Esther, tão só para lograr seus objetivos ignóbeis e obscuros. 



A fantasia lembra também e de forma irônica, os judeus persas, que em sua maioria se assimilaram à cultura externa, escondendo o seu eu judaico. Como sempre, a máscara caiu e não adiantou nada querer se parecer aos não judeus, pois, assim como na Alemanha, o decreto de destruição imcluia ambos,judeus conscientes e judeus assimilados. Ninguém em Purim se fantasia de modo a mostrar as partes íntimas do corpo ou de escandalizar o público. 

Este ano Tropicasher promove o HAMANAÇO na Sinagoga,batendo panela toda vez que o Chazan pronuncia o nome de Haman, como é de costume quando lemos o Livro de Esther.

Então aí vai um Samba de Enredo Tropicasher, contando a origem de Purm:






Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }