Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

O que é a Busca do Chamêtz?

por Rabino Naftali Silberberg



Na noite antes de Pessach somos obrigados a vistoriar a nossa propriedade em busca de Chametz [produto que contenha fermento] , pois, além de não podemos comer nada levedado durante a semana de Pessach,
também não podemos te-lo em casa ou ve-lo dentro das nossas propriedades.


Veja como funciona:


1. Em primeiro lugar, certifique-se de que você tem as fontes apropriadas. Você vai precisar de uma vela (cera de abelha é preferível), uma pena, uma colher de pau e um saco de papel. A pesquisa é feita à luz de velas, daí a vela. A pena permite varrer todas as migalhas chametz na colher, que é então vertida para dentro do saco de papel.


2. Pegue dez pedaços de pão, envolvê-los em papel de modo que não há migalhas deve escapar, e dispersá-los em torno da casa. É aconselhável anotar onde você colocou o pão, porque se você não acabam por encontrar todos os dez pedaços, você tem que procurar uma e outra vez até encontrar a cada um ...


3. Após o por do sol acender a vela, segure-o em conjunto com o saco de penas e papel, e recitar a seguinte bênção: 
Baruch Ata Ado-nai Elo-heinu Melech ha'olam Asher kidshanu b'mitzvotav v'tzi-Vanu al beur hametz. [Bendito sejais, Senhor, nosso D'us, Rei do universo, que nos santificou com Seus mandamentos e nos ordenou para remover o chametz.]

4. Continue a procurar chametz em todos os quartos de sua casa. Qualquer chametz que é encontrado, e as dez peças que você espalhadas, deve ser colocado no saco de papel.


5. Não fale depois de recitar a bênção antes de iniciar a pesquisa, pois isso constituiria uma interrupção. Também por esta razão que você deve começar sua pesquisa na mesma sala em que a bênção foi dito. Na verdade, é preferível evitar falar em toda a busca, desta forma você não será distraído de realizar uma pesquisa adequada - no entanto, você pode falar, se necessário, desde que você já começou a busca.


6. Quando terminar a busca, coloque a vela extinta e penas e a colher de pau em conjunto com o chametz no saco. Feche o saco com segurança e colocá-lo em um lugar seguro até que ele seja queimado no dia seguinte.


7. Imediatamente após a busca dizer o seguinte: "Todo fermento e qualquer coisa levedada que está em minha posse, o que eu não tenho visto nem removido, e sobre o qual não tenho conhecimento, será considerado anulado e sem dono como o pó da terra".
Apoio Cultural
RONY MENACHE & FAMÍLIA




Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }