Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Como saber se você encontrou a pessoa certa?


Resumo da palestra proferia pelo Rabino Y.Y. Jacobson na Sinagoga Monte Sinai em SP em 14/06/09

Um garoto pergunta à mãe de onde eles vieram, pois quer fazer uma prédica no seu barmitsvá sobre o assunto.
A mãe diz que vieram de Adão e Eva, e que foram criados por D-us.
Depois ele pergunta ao pai de onde eles vieram e recebe como resposta que vieram do macaco, que evoluiu desde a ameba.
O garoto volta à mãe confuso e sem saber de onde veio realmente, recebendo isto como resposta:
- É simples: da parte da minha família você veio de Adão e Eva, mas da parte da família do seu pai você pode realmente ter vindo do macaco!
Todos nós temos estas duas partes: uma alma animal, que responde somente aos nossos anseios egoístas e busca somente aquilo que fortalece e supre nosso prazer físico.
Ao mesmo tempo, temos uma alma divina, um espírito que habita o nosso corpo e que satisfaz-se com a busca do conhecimento, de ideais, de valores e que supre-se somente daquilo que é espiritual.
O que realmente nos atrapalha na hora de buscarmos nossa alma gémea, aquela pessoa com a qual queremos nos casar e viver todos os dias da nossa vida, é que deixamos o nosso lado animal, que busca apenas nos satisfazer, ser o encarregado desta busca.
É óbvio que numa conjetura como essa tendemos a fracassar, pois não deixamos espaço algum para o outro. Nosso ego ocupa todo o espaço vazio e se, por um lado, buscamos satisfazer os anseios do cônjuge, por outro o fazemos somente porque desta forma conseguiremos que ele/a, satisfeito/a, satisfaça também o nosso.
Não vemos as pessoas como elas realmente são, mas como a nossa versão do que elas são. Por isso, quando nossos sentidos já não se satisfazem com ela, tendemos a deixar esta pessoa por outra, ou tentar subjugar a vontade dela à nossa.
A liberdade desenfreada dos nossos tempos terminou por abafar nossa sensibilidade para o com o outro e minou nossa capacidade de auto-controle, dois fundamentos essenciais para se obter sucesso no casamento. É preciso que cuidemos mais dos nossos sentidos e paixões, os resguardemos dentro dos conceitos judaicos relativos ao auto-controle da sexualidade na hora de conheceremos a outra pessoa e que usemos estes sentidos somente dentro do casamento, depois de estarmos certos de havermos contraído um compromisso espiritual com o/a cônjuge, cientes de agora nos havermos tornado uma só pessoa. Quando isto acontece, não nos relacionamos com o outro como um provedor das nossas necessidades e paixões, mas como uma segunda metade do nosso próprio eu, fazendo o que for melhor para compreende-lo/a e suprir de forma verdadeira suas necessidades, que são na verdade, a necessidade maior do todo no qual se forjou este matrimonio.
De acordo com a Cabalá, o próprio D-us criou um espaço vazio dentro de sua Infinitude, para que o homem possa habitar livre e dono do seu próprio destino, dentro dele. O mesmo deve acontecer durante o processo de formação de um casal. Temos que deixar um espaço vazio dentro do nosso ego, para que o outro possa nele habitar e desta forma nos tornamos uma só pessoa.
Existe uma diferença básica entre homens e mulheres: ao passo que o homem é capaz de lidar somente com um assunto por vez, a mulher vê cada situação como um todo onde tudo é levado em conta. Isto confunde os homens, ávidos por satisfazer junto à mulher tudo aquilo que lhe completa naquele momento: carinho, uma refeição, cuidar da casa, etc. A mulher, ao contrário, busca no homem o todo que a complementa e leva em conta cada detalhe da relação.
Por este motivo o judaísmo busca limitar o contato físico entre homem e mulher durante o processo de conhecimento mútuo com objetivo de formar um lar. Quanto mais o homem tentar conhecer e se conectar com à personalidade da mulher a quem busca como esposa, tanto mais fácil e convicta será esta relação. No momento adequado, quando realmente assumirem o compromisso de serem um só, haverá lugar para o contato físico, que será uma decorrência, e não a causa desta a união.

Resumo da palestra proferia pelo Rabino Y.Y. Jacobson na Sinagoga Monte Sinai em SP em 14/06/09.


Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }