Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Parashá da Semana: KEDOSHIM (Santos!)

Do terceiro Livro - VAIKRÁ - Levítico
A Torá é a diretriz ao homem santo
A parashá desta semana se chama "Kedoshim", que quer dizer "Santos" em hebraico, o que sempre dá pano pra manga pro pessoal dizer que só pode torcer para este time de acordo com os escritos.Na verdade, "Kedoshim" é o objetivo da vida do judeu: tornar-se Santo.

Pergunta da redação: Como alguém se torna Santo, afável leitor?
 - Eu sei! Vai morar no fundo da gruta "Skessam Demim", come meia azeitona por ano e fica o dia inteiro pendurado num estalagmite e murmurando uma mantra! 

- Antes fosse assim, afável leitor. Na verdade, a "Kedushá" (Santidade) de um yehudi (judeu) é obtida pelas vias do cotidiano, nas tarefas mais comuns, no traquejo social, na relação entre pais e filhos, marido e mulher, entre irmãos, entre vizinhos, patrão e empregado, homem e comunidade, povo e govêrno, homem e D-us.
     Hashem é Santo.

    "Santo" quer dizer "consagrado", "separado", "diferenciado". Quando Hashem diz que fez o homem à Sua imagem, se referia a essa capacidade humana de tornar-se Santo através dos atos mais mundanos:
    A honestidade nos negócios, a lealdade, a imparcialidade, a justiça, a bondade, a caridade, a compaixão, a união, a conciliação, todas mitsvot "horizontais" de homem para homem, são comuns a toda a humanidade.
    Sem jamais deixar o contato especial que temos com Hashem através das mitsvot "verticais", o yehudi se Santifica através do Shabat, da oração, da cashrut, das leis familiares, das nossas festas e costumes.

    Hoje em dia, a Internet possibilita a cada individuo tornar-se responsável por toda a humanidade, influenciando-a e deixando-se influenciar por ela.
    As malas diretas que nos chegam de vários países, em vários idiomas, muitas vezes salvam vidas, alegram um coração desesperado, unem famílias, dão um pingo de esperança, encorajam e alimentam o espírito.
    Mas por outras, trazem em si abobrinhas e besteirol incontáveis, muitas vezes na infeliz forma de fofocas, disse-me-disse e asneiras de todo tipo.

     Daí vem a parashá Kedoshim e nos acode: "Al telech rachil beamêcha!" (não saia por ai  fomentando o fuchico e a discórdia).

     "Rachil" vem de "rechilut" (fofocagem) e é um dos piores pecados da Torá, as vezes sem possibilidades de conserto (teshuvá).

      De acordo com o Chafetz Chayim, o pior tipo de "rachil" é aquele que junta todo o mundo em torno de si e torna a vida de outrem amarga, contando tudo o que essa pessoa fez ou deixou de fazer, com riqueza de detalhes.
     Hoje, com a Internet, o "rachil" pode detonar qualquer coisa pela sua mala direta, através do inocente mouse, sem ter papas nos dedos. Cuidado! A próxima vítima pode ser todos nós.

    
Escrevendo nossos e-mail com mais ternura e consciência, estaremos evitando a fofocagem e tornando esse mundo uma fonte de bençãos.

    Sejamos Santos. 
E-mail de casa faz milagre.
Compartilhar no Google+

+ comentários + 1 comentários

12 de maio de 2016 às 08:40

SEDE SANTOS PORQUE SOU UM D´US SANTO!
PALAVRA DE ADONAI.

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }