Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Reencarnações famosas no Judaísmo - Moisés e seus contemporâneos.

O Talmud nos fala inúmeras vezes sobre o assunto das reencarnações, porque elas existem, para que serve e de que modo a coisa acontece. A mais famosa, assim, abertamente, é a de PINCHAS [Fineas], que voltou como Elias, o profeta. Não obstante, a Torá procura não mencionar este fato diretamente, para não incutir nas pessoas a idéia da variedade de vidas, para não confundir por um lado e não iludir, de outro.

Caim e Abel eram irmãos. É conhecido o fato de Caim ter morto Abel por não ter tido a sua oferenda aceita por D-us a contento. Matando o irmão, Caim impediu que Abel tivesse esposa e filhos.

O Arizal, maior cabalista de Israel do século 16, escreveu um livro à respeito:
"SEFER HAGUILGULIM" - o Livro das Reencarnações.

A palavra hebraica para reencarnação é GUILGUL, ou seja ROTAÇÃO da alma.

Túmulo do Arizal em Tsfat - ISRAEL


Uma rotação da alma em diversos corpos, para atingir a compleição, cumprir uma missão ou reparar algum erro impossível de ser reparado numa vida anterior.

O Arizal descreveu algumas reencarnações famosas, entre elas a de Abel, que voltou à Terra como Moisés.

Eva, mãe de Abel, perde o filho, morto pelo outro filho.

Para compensá-la, D-us a faz voltar como Batia, a filha do Faraó, que salva Moisés do Nilo.

Batia é BAT +YÁ = Filha de Deus. Foi Deus quem fez Eva e não um pai e uma mãe.

Moisés cresce nas mãos de Batia. Quando chega o momento, ela vê um Egípcio açoitando um hebreu.

Este egipcio é uma terça parte da alma de Caim, que se dividiu um três, como logo veremos.

[Nota: uma alma pode se dividir em inúmeros corpos tantos quantos precisos para sua missão]

Quando Moisés [Abel] vê o Egípcio [1/3 de Caim] açoitando um IRMÃO hebreu, Moisés vê por bem matá-lo e enterrá-lo na areia.

Mal sabia Moisés que neste momento estaria devolvendo a Caim medida por medida o seu próprio assassinato, como disse Deus "- O sangue do teu irmão clama das profundezas da terra".

Agora onde estão as duas outras partes da alma de Caim?

Segundo o Arizal, uma delas desceu em Itró [Jetro], cujo Tikun [reparo] era dar a Moisés o que ele não teve: uma esposa. Assim, no momento que Itró deu a filha Tzipora a Moisés, esta parte da alma de Caim encontrou paz, então Itró pode voltar para Deus e partir deste mundo em paz.

A terceira parte da alma de Caim veio como Korach [Corá], primo de Moisés, que duvidou de sua missão como pastor de Israel.

Moisés [Abel] diz a Korach [1/3 de Caim];

"- Vamos cada qual oferecer o seu sacrifício a Deus e deixar que Ele decida quem é o líder".

Reconhecem a situação? Idêntica à de Caim e Abel.

VA'IKAM [E levantou-se] Caim sobre Abel e o matou - Bereshit [Gênesis 4:5].
Esta palavra em Hebraico - ויקם - contem as iniciais de ITRÓ, KORACH e MITZRI [egípcio].

Caim cai novamente na "armadilha". traz a sua oferenda, que, além de não ter sido aceita, ainda faz com que a terra se abra debaixo dele e de sua turba, engolindo-o, assim como a terra engolira o sangue do seu irmão Abel.

 Uma vez mais, Hashem lhe paga medida por medida e as três partes da alma de Caim podem se juntar novamente nos Céus, por terem pago sua quota na terra e recebido a elevação espiritual de Itró, cujo nome é dado à porção dos Dez Mandamentos na Torá.

E, sabendo que Itró é Caim, podemos enxergar até onde vai a recompensa Divina quando a pessoa faz teshuvá, retifica seu caminho e volta para Ele: ter o nome no cabeçalho da porção dos Dez Mandamentos!

Rabi Nachman de Breslav diz: quando sempre o mesmo tropeço surge na sua frente, reflita, isto pode ser uma mensagem Divina para aprimorar nesta vida algo posto de lado numa vida anterior.

Por outro lado, algo que você saiba fazer muito bem, e apesar de todas as dificuldades, causando bem estar ao próximo, foi uma missão que fizestes bem numa outra vida e que te acompanha nesta, para te ajudar naquilo que precisas consertar.

AGORA FICA A PERGUNTA: 
PORQUE A ALMA DE ABEL PRECISOU SOMENTE DE UMA VIDA 
PARA REENCARNAR, MAS A ALMA DE CAIM PRECISOU DE TRÊS?
Compartilhar no Google+

+ comentários + 5 comentários

13 de maio de 2016 às 03:39

Para a pergunta eu acho que a Alma de Abel só reencarnou em Moshe Rabeinu, nem precisa dizer mais nada, não houve outro igual, e a de Caim precisava reparar e ser redimida uma única vida, pois foi o tempo em que Moshe esteve na terra, se não ele teria que ter nascido junto outras vezes para que reparasse o mal cometido.

13 de maio de 2016 às 03:40

Isso me lembra a missão do Yom Kippur que precisamos reparar comportamentos e ações antes de pedir perdão a D'us, para só então ter nossa sorte selada.

15 de maio de 2016 às 19:28

Análise perfeita Mario.

29 de maio de 2017 às 11:35

Shalom

21 de julho de 2019 às 09:57

Shalom, apreciei muitíssimo as explicações

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }