Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Dicas de saúde do Ben Ish Chai - à mesa.

Comentário do Ben Ish Chai sobre a parashá Bechukotai - Sêfer Bamidnar [Números]

É preciso sentar-se à mesa respeitosamente e vestido de acordo [não sem camisa, comer com um pé no banco, falar com a boca cheia etc N.T.] - pois o ato de comer é sagrado.

Nós abençoamos a D-us antes e depois de comer. Como se pronuncia o Nome Dele à mesa, a pessoa não pode sentar-se ou trajar-se de qualquer modo [Shemot/Êxodo 15:2 - "este é o meu D-us e dar-lhe-ei morada] e como está escrito: "Esta é a mesa diante do Eterno"

Caso a pessoa precise ir ao toilete, que seja por um pequeno incômodo, não deve sentar-se à mesa pois os dejetos são considerados impurezas - Tumá - e uma abominação ao Eterno sentar-se à mesa com o corpo carregando quaisquer tipo de impurezas;

O mesmo no tocante à Bircat Hamazon [Bênção dos Alimentos] - falando de forma clara: a pessoa não deve fazer benção alguma se estiver "apertada".

Por estes motivos, é sempre bom ir ao toilete antes de comer e antes de fazer qualquer reza.

[A propósito, o mesmo no tocante às rezas na Sinagoga, antes de colocar Tefilin etc]

Antes de sentar-se à mesa, se tivermos animais em casa ou no sitio, é preciso alimentá-los primeiro, como está escrito: "E você dará as gramíneas aos seus animais e [somente depois] te saciarás" - Bamidbar [Números] 20:8.

É preciso evitar conversas ou discussões à mesa, para que a traquéia não se sobreponha à aorta, causando engasgamento. É por este motivo que na noite do Sêder nos recostamos do lado esquerdo ao beber os cálices de vinho e a matzá obrigatórios. Nossos sábios já sabiam que reclinar-se para o lado esquerdo impede a pessoa de engasgar-se com alimentos ou líquidos.

Bom apetite!


Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }