Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

O que é considerado Mau Olhado no Judaísmo?

Assim Jacob abençoou a José, seu filho, antes de morrer: 
"Ben porat Yossef alei ayin" - José é frutífero e o mau olhado 
não vinga sobre ele [Bereshit/Gênesis 49:22]

É verdade. Nada do que José fazia dava errado. Ninguém conseguir faze-lo cometer erros crassos, nem mesmo a esposa de Potifar, que só fez faze-lo ficar até mais famoso, até chegar a vice-rei.

Qual o segredo de José? Tudo o que ele fazia era regado por humildade, encoberto, nem mesmo seu pai e irmãos souberam de seu sucesso até o momento necessário.

O cálice oculto na algibeira do irmão Benjamin era mais uma mostra da forma como José agia: tudo na surdina, na moite, sem levantar maus olhados.

O mau olhado impera onde há exuberância, altivez, o tal do "se mostrar".

Por que? Porque para ser mau, tem que ser olhado. Tem que estar à vista, à mostra.

Por este motivo nossos mestres advertem: "A benção só pousa sobre aquilo que está oculto dos olhos" - Pirkei Avót, Talmud.

Se o Talmud, que trata de leis e regras, muitas vezes de forma calculista nos adverte quando a isto, pode acreditar que o mau olhado existe.

E como livrar-se dele?

Uma das formas já foi citada acima: não fazer alarde daquilo que de faz nem anunciar aos quatro ventos cada viagem, a casa ou carro novo que, literalmente, querem "arrancar os olhos das pessoas", como se diz em Hebraico.

Esbanjar dinheiro e fazer casamentos arrebatadores é uma boa forma de atrair mau olhado. Quer um exemplo? O casamento entre um jogador de futebol famoso e uma modelo terminou assim.

Uma forma de divulgar as coisas é faze-lo em meio a muita gente que faz o mesmo. Já notou que quase só se encontra vestidos de noiva onde de vende vestidos de noiva?

Na mesma régua, o trabalho em grupo é um bom modo de afastar o mau olho. Talvez seja este um dos inúmeros motivos pelos quais os judeus esperam chegar a um quórum de dez pessoas - Minián - antes de iniciar uma reza.

Existe também aquele olhinho que se põe atrás da porta ou famoso Chamsa, a mão com a palma esticada, mas isto somente alguém douto estes assuntos poderá indicar. O mesmo quanto a uma Kamêa [amuleto] escrito por um cabalista verdadeiro Recuse as imitações!!!!

Pessoas tementes a D-us costumam dizer um tipo de "mantra" quando fazem um elogio ou alguém os elogia ou a algo que pertencem a eles, deste modo: "Bli ayin hará!" - sem que ocorra mau olhado!

Há também aqueles que afirmem que o mau olhado só funciona contra quem acredita nele.

É como aquele ditado espanhol: "Yo no creo en brujas pero que las hay, las hay".

De qualquer forma, aí vai a nossa colaboração Tropicasher:





  
Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }