Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Porção Semanal da Torá na História: Shelach - Bamidbar (Números) 13:1 - 15:41

O Povo Judeu recebeu a Torá no Monte Sinai e está pronto para entrar na Terra de Israel.

Há um consenso entre o Povo de que devem mandar espiões para verificar se é possível conquistá-la.

Moshe sabe que a promessa do Todo-Poderoso de nos dar aquela terra incluía, também, a garantia de sua conquista. Entretanto, um dos princípios de vida que aprendemos desta porção semanal é que o Todo- Poderoso dá a cada um de nós o livre-arbítrio para irmos na direção que bem escolhermos.

Então Moshe, por decreto Divino, envia os chefes das tribos (homens do mais alto calibre espiritual) para espionarem a terra. Doze espiões são mandados.

Dez voltam com o relato de que existiam grandes fortificações e gigantes, e incitam o Povo a não entrar na terra.

Yehoshua ben Nun e Calev ben Yefunê (cunhado de Moshe) tentam se opor à rebelião, mas não têm sucesso.

O Todo-Poderoso decreta que o Povo Judeu vagará 40 anos pelo deserto, um ano por cada dia que espionaram a Terra de Israel.

Isto aconteceu no dia 9 do mês hebreu de Av (Tishá BeÁv), uma data conhecida em toda a história judaica por suas tragédias: a destruição de ambos os Templos em Jerusalém, a expulsão da Espanha e a saída do primeiro trem para Aushwitz.

Fonte: Meot Hashabat, por e-mail.


Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }