Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

A Alegria - saindo do deserto espiritual


Rabi Eliezer disse: ‘Não se irrite facilmente’ (2:15)”

        A afirmação “Não se irrite facilmente” se aplica tanto ao nosso relacionamento com os demais como - tão importante quanto - com nós mesmos.

        Certa vez o Rabino Natan Wachtfogel da Yeshivá de Lakewood, nos EUA, foi visitar um conhecido Rosh Yeshivá que estava doente. O Rosh Yeshivá estava nervoso com a sua situação e desabafou: “Recebi ordens rigorosas do médico de ficar em casa e descansar. Entretanto, tenho dúvidas se devo segui-las: se o médico entendesse a importância das minhas responsabilidades na Yeshivá, ele iria me permitir sair!”

        O Rabino Natan falou: “Normalmente eu não discordo de uma pessoa que está doente” – e começou a recitar as famosas palavras do Ramban (Nachmanides): “Acostume-se a falar amigavelmente com todas as pessoas, todo o tempo, e assim você evitará a raiva”. E explicou: “A ideia de conversar amigavelmente com todos inclui a própria pessoa, isto é, conversar consigo mesmo”.

Sua mensagem era a seguinte: “Manter a saúde faz parte do nosso Serviço Divino. Em seu caso, em que a sua saúde está em perigo, o senhor está isento de suas responsabilidades de ensinar na Yeshivá. É tão importante tratarmos a nós mesmos de maneira amigável e agradável como aos demais!”
        
        Que possamos seguir este pouco conhecido – mas extremamente valioso conselho. O Todo-Poderoso é a bondade suprema e derradeira e, portanto, todo o nosso Serviço Divino deve ser doce, alegre e prazeroso!

           Baseado no livro Likutei Reshimót, do Rabino Natan Wachtfogel (Lituânia e EUA, 1910-1998)
  Para receber o e-Mussar: emussar@terra.com.br
   
Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }