Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

A Importância do encorajamento: Moisés e Josué


       
       O que quer dizer a expressão: “Um pouco contém muito”? Ensinou o Saba de Kelm: existem algumas coisas na vida que produzem um poderoso benefício a partir de pequenas doses. Um desses ‘pequenos dínamos’ é o encorajamento.
Por exemplo, quando o Todo-Poderoso nomeou Yehoshua [Josué] para suceder Moshé [Moisés] e como o líder do Povo de Israel, Moshe disse-lhe: “Seja forte e corajoso”. Yehoshua era o melhor aluno de Moshe e também profeta. 
Mesmo assim, Moshe reconheceu a importância de incentivá-lo. As palavras de Moshe fortaleceram Yehoshua e ele conseguiu trazer o povo de Israel para a Terra de Israel.
Outro exemplo: quando o Povo de Israel envolveu-se em promiscuidade com as mulheres midianitas, todos os líderes ficaram num estado de desamparo. 
Pinchas filho de Elazar fortaleceu-se e encontrou a coragem de se levantar e se opor à imoralidade. Se não fosse por sua ação, toda a nação teria perecido. Portanto, o “pouco” de esforço produziu “muito”: seu heroísmo salvou toda a nação de Israel.
       O encorajamento também pode ser efetivamente aplicado a nós mesmos. 
   Incentive a si próprio e encoraje um amigo na prática de boas ações, no aprimoramento do caráter e no estudo da Torá.
       Lembremo-nos: um “pouco” de encorajamento é um catalisador tão forte que seguramente trará “muita” sabedoria, alegrias e salvações!







Baseado no livro Ohr Rashaz, do Rabino Simcha Zissel Ziv (Lituânia, 1824-1898),
conhecido como Saba de Kelm








Para receber o e-Mussar: emussar@terra.com.br

Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }