Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Os 3 passos do rito de um casamento judaico.

Chupá - Kidushin - Sheva Brachót
1. A CHUPÁ (Pálio nupcial)
A chupá é uma peça de tecido, de um modo geral decorada e sustentada por quatro pessoas ou presas a quatro estandartes, simbolizando assim o primeiro teto, a casa simbólica do casal. 
Era costume na Europa que o noivo vestisse uma túnica branca chamada Kitel, para indicar que para o noivo e a noiva uma nova etapa estará começando, clara e límpida como a cor branca, simbolizando uma vida diferente da anterior, sem os pecados do passado. Uma pagina nova se abre para os noivos, assim na Terra como no Céu.
Quando chega à Chupá, de acordo com alguns costumes a noiva circunda o noivo sete vezes, acompanhada de sua mãe e futura sogra. Isto simboliza a idéia da mulher ser uma luz protetora e envolvente do lar, iluminando com sua compreensão e amor, protegendo seu lar por dentro e por fora. 
O número sete é um paralelo aos Sete Dias da Criação - o casal está prestes a criar um novo mundo, literalmente, juntos.
Sob a Chupá, um rabino convidado especialmente para o evento recita a benção sobre o vinho e uma benção de louvor e gratidão a D-us por ter-nos dado Leis de santidade e moralidade com o fim de salvaguardar a santidade da vida familiar. Noivo e noiva bebem o vinho. 
2. KIDUSHIN (Sacramentação do casamento)
O noivo toma uma anel liso de ouro e o coloca no dedo indicador da noiva, recitando na presença de duas testemunhas: "Por meio deste anel, você está a mim santificada, conforme a Lei de Moisés e Israel". 
O anel simboliza a proteção,  envolvimento e provisão incondicionais do noivo para com a noiva. O documento matrimonial ou Ketubá é lido a partir daí.
3. SHÉVA BRACHÓT (Sete Preces)
Sete Preces são recitadas sobre uma taça de vinho cheia até a borda. 
Estas bençãos expressam a esperança de que o novo casal rejubilar-se-ão juntos eternamente, assim como o primeiro casal na face da Terra - Adão e Eva.
Neste ponto o casal prova novamente da taça de vinho e o noivo quebra um copo de vidro pisando nele com força. 
Quebrar o copo lembra a destruição do Templo Sagrado de Jerusalém. Este costume simboliza a idéia de termos Israel e Jerusalém diante dos nossos olhos em todos os momentos: de tristeza e alegria!
A cerimônia religiosa é concluída com um sonoro Mazel Tov por parte dos convivas!


Compartilhar no Google+

+ comentários + 1 comentários

2 de agosto de 2016 às 08:21

UMA PROVA DE AMOR E DE FIDELIDADE ENTRE DOIS SERES HUMANOS, PERANTE O SEU CRIADOR!

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }