Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Jamais abaixe a guarda.



        O Talmud (Yoma 35a) nos relata que "Parveh" era um feiticeiro que usou de magia negra para fazer um túnel sob o Templo Sagrado de Jerusalém. Ele planejava entrar no Templo Sagrado e perturbar e interromper o serviço divino. Felizmente, enquanto se arrastava pelo túnel, ele foi detido antes que tivesse chances de por em prática seu plano maligno.
        No local onde este túnel se abria para dentro do Templo Sagrado, os Sábios ordenaram que um recinto fosse construído e chamaram-no "A Câmara de Parveh". Além disso, construíram uma piscina para banho ritual – na qual o Cohen Gadol (o Sumo Sacerdote) imergia em Yom Kipur – no telhado deste recinto.
        Esse relato enigmático é muito difícil de entender! Por que os Rabinos nomearam esta câmara com o nome do feiticeiro que estava empenhado em sabotar o serviço divino? Ainda mais, é inconcebível colocar o banho ritual do mais sagrado homem, no dia mais sagrado do ano, no lugar mais sagrado do mundo - no telhado de um lugar chamado "A Câmara de Parveh"!
        Na verdade, o Talmud revela aqui um dos grandes segredos da Torá. Poderíamos supor que uma pessoa sagrada, em um lugar santo, num dia tão sagrado, não ficaria vulnerável às manobras tortuosas do yétser hará (os nossos maus instintos).
        No entanto - surpreendente - no auge da santidade, o yétser hará ataca com força total. Como uma vela que tremula com uma eclosão final de luz antes de se extinguir, também o yétser hará luta por sua vida em face à sua rival - a santidade!
        Assim, os Rabinos imortalizaram Parveh a fim de elevarmos nossa consciência desta constante - e perigosa - ameaça. Que essa lição nos ilumine para tomarmos as devidas precauções a fim de repelirmos os ataques do impulso negativo, para que possamos galgar às alturas espirituais!

Baseado em uma palestra proferida pelo Rabino Avraham Chaim Feuer (Israel)
 Seus livros estão disponíveis em:   www.artscroll.com/Authors/Rabbi_Avrohom_Chaim_Feuer.html

Para parar o e-Mussar: emussar@terra.com.br
   
Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }