Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Costumes de Rosh Hashaná - Netivót Hatorá.

  Bs"d    
Leiluy Nishmat Shaul ben Shmuel Hirsch, z"l
                                                       
Rosh Hashanah: Devo comer uma comidinha que eu não gosto para ter um bom ano? 
 

A pessoa deve se acostumar a comer em Rosh Hashaná rubia, carti,etc...  Há os que costumam comer uma maçã doce com mel  e dizer Titchadesh alenu Shaná Metuká... .                                                                                                                                                                        ( Shulchan Aruch 584:1  e Remá )

    
Consta na Mishna Berura em nome do Shlah HaKadosh que é correto antes de ingerir estes alimentos, se despertar em Teshuvah ao pronunciar os pedidos de Yehi Ratzon e fazer estas Tefilot com todo o coração.  Isto se deve ao fato que já que o ano está se iniciando, a energia deste começo é propícia para que possamos fazer estes pedidos neste momento e possam assim se concretizar no ano que está nascendo agora. Assim como temos cuidados com um feto, pois quanto mais próximo do momento da concepção terá consequências mais marcantes para o seu futuro, assim também Rosh Hashaná - Haiom harat Olam, o dia do nascimento do Mundo está sendo decidido.
 
A priori, escreve a Mishna Berura, que o correto seria fazer o pedido de Yehi Ratzon após ter ingerido um pedaço da comida, para que não seja considerado um hefsek (interrupção) entre a Brachá do alimento e sua ingestão. Mas, bediavad, caso tenha dito o Yehi Ratzon entre a Berachá e o alimento, não seria um problema. (Mate Efraim, Elyahu Raba)
 
Caso você ou seu filho não goste deste alimento, ele não precisa ser forçado a comer, pois na realidade estes alimentos são somente um Siman, isto é uma alusão ao nossos pedidos, pois estes contém as mesmas letras em hebraico do nosso pedido (como por exemplo Carti (alho porró) que significa 'Cortar', eliminar nossos inimigos). Até mesmo alimentos cujo o nome em Português remetem a um pedido condizente a esta noite poderiam ser ingeridos (como por exemplo "Que tenhamos um ano com o todo mamon - dinheironecessário", ao ingerir um pedaço de mamão). Isto indica que o importante é que nos despertemos a fazer a Tefilá, e não necessariamente devem ser ingeridos. Há os que indicam que se não forem comidos, é correto dizer o Yehi Ratzon sem o nome de Hashem. Mas pode se dizer este Yehi Ratzon somente olhando os simanim e até mesmo sem tê-los na sua frente.

A dúvida que surge entre os Poskim é em relação a ordem dos Simanim. Há os que iniciam com a Tâmara e há os que iniciam com Maçã com mel. Ambos carregam simbolismos profundos, seja a Tâmara que se compara a um Tzadik e contém a alusão á palavra Tam -acabar com nossos inimigos, seja a Maçã cujo fruto antecede ás suas folhas como Am Israel que antecederam Naasse leNishma, seja o mel - דבש cuja Guematria corresponde a guematria de אב הרחמן , etc. No entanto, de acordo com a ordem das Brachot, o correto é antecipar uma fruta das 7 espécies, no caso a Tâmara, á Maçã. Sugere o R. Shlomo Zalman Auerbach,ztz"l que aqueles que querem manter este costume antigo de iniciar com a Maçã, deveriam deixar a Tâmara e o Roman na cozinha até o momento que seraõ ingeridos, para evitar esta questão, por serem espécies mais importantes. Mesmo assim, é correto tê-los em mente naBrachá de Borê Pri HaEtz feita sobre a Maçã.
 
Quanto a algum siman que esteja faltando na mesa, uma criança cansada que não queira experimentar nenhum dos simanim ou qualquer outra  circunstancia que possa gerar algum stress, a recomendação da Mishna Berura é de deixar passar sem ficar bravo. "Pois todos estes atos são feitos leSiman Tov, por isto é óbvio que a pessoa deve ser muito cuidadosa para não ficar brava nestes dias, pois além da proibição que existe em relação a isto,esperamos que isto possa servir como um Siman Tov - um bom sinal. Por isto devemos ter corações felizes e confiança em Hashem junto com a Teshuva e bons atos.
 
Ketivah veChatimah tovah!

Estas questões são parte dos assuntos tratados  no shiur Mishna Brura Yomi ( Netivot HaTorá) e só foram trazidas aqui como uma forma de despertar a curiosidade, a beleza e a profundidade do estudo da Halachá. Qualquer dúvida na prática deve ser consultada com uma autoridade Rabínica.
 
Yitzchak Benroubi
    
                                                        Mishna Brura Yomi 
  
                                          Netivot HaTorá - R. Dr.Veiga Filho,404
Patrocine o envio por email, por What´s App e a discussâo no Café da Manhã de um assunto da Mishna Brura Yomi, seja Leiluy Nishmat , leRefua shelema ou por ocasião de uma Simchá entrando em contato com mby.netivot@gmail.com


                                 Sugestões e Comentários serão bem-vindos!
 

Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }