Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Divertida mente - uma análise Judaica Tropicasher

Esta semana assisti a este filme, cujo link do trailer está no final da matéria. Do ponto de vista judaico, daria para escrever muito sobre o tema, mas aqui pincelaremos apenas alguns pixels: 

Instintos - os Ietsarím da pessoa.

O filme discorre sobre a evolução quantitativa e qualitativa daquilo que conhecemos no Judaísmo como Iétser (impulso que move o comportamento) durante a vida de uma pré-adolescente.

Os instintos são basicamente dois: Iétser Hatov (impulso Bom) e Iétser Hará (impulso Ruim)

O filme mostra como alguns desdobramentos destes impulsos comandam as reações desta jovem:

A Simchá (Alegria) - está no domínio da mesa de operações do cérebro, totalmente concomitante com o que diz a Torá "Sirvai ao Eterno com Alegria". A alegria é a base da religiosidade.

Logo vem a Atsevút (Tristeza) - que tenta participar dos controles da mesa de operações do cérebro da menina, sendo sempre impedida pela Alegria. Quanto a Tristeza se apodera de algum controle da mente o estrago é enorme. Caso ela se apodere totalmente de alguma parte do cérebro, o estrago pode ser quase irreversível - o que chamamos de depressão.

Surge então o Páchad (Medo) - cujo lado bom é impedir que a pessoa se coloque em situações perigosas, mas que, sem o controle da alegria, pode transformar-se em Charadá (pânico).

O pior de todos os impulsos é o Cáas (raiva) - sempre pronto a explodir, a menos que a Alegria o freie ou ao menos o direcione. O Talmud diz que a raiva é uma das emoções que afasta a pessoa da Vida. Quanta gente já perdeu as estribeiras e fez algo impensável do qual seria difícil se arrepender?

Por último temos o Go'al (nojo) - que no filme é desenhado com o propósito de defender o organismo de alimentos podres ou de gente mal intencionada, A tradição judaica diz que este sentimento pertence ao Rúach (espírito) e que o mau odor está associado a impurezas espirituais.

Atente na foto que a Alegria é o único Iétser que tem luz própria.

No nosso cotidiano estes impulsos podem se misturar e se associar, criando situações internas e gerando influências externas que não raro nos fazem perder o rumo.

Por isso e para isso estudamos a Torá e cumprimos as Mitsvót (Mandamentos): nossa Alegria tem que estar constantemente alimentando o Dáat (razão), um sexto personagem que eu colocaria no filme, responsável pela tomada consciente de decisões e pela polidura dos sentimentos.

Se fosse o autor, inseriria ainda mais um personagem para dar compleição à sua extraordinária idéia:

A Ahavá (amor),operando junto com a Alegria, principalmente quando os demais sentimentos (Raiva, Medo, Tristeza e Nojo) crescem de forma desproporcional dentro da pessoa, tentando, eles mesmos, tomar o papel da Alegria e do Amor. É daí que vem a maioria das psicoses.

O Salmo número 100 é um salmo de Agradecimento a D-us.

Sua tônica principal é "sirvam a D-us com Alegria!".

Mas o que tem a Alegria a ver com o Agradecimento?

O filme já deu metade da resposta. Escreva-nos logo abaixo qual é a sua impressão:




Compartilhar no Google+

+ comentários + 3 comentários

Lmfrenkiel
30 de outubro de 2016 às 09:34

Muito bem colocado....acrescenta outras variáveis... também ditas primarias. ...e a capacidade de..nominar emoções, sentimentos,...Assim como elocubrações sofisticadas sobre uma explicação absoluta e necessariamente dicotômica de tudo...Gostei muito do escrito,me emocionei...novos personagens muito bons...

30 de outubro de 2016 às 09:57

Excelente análise, quando eu assisti este filme, percebi que não era apenas um filme para jovens, pois o autor estava tratando alterações emocionais que fazem parte do nosso cotidiano e essa abordagem segundo a Torá foi perfeita e esclarecedora.

31 de outubro de 2016 às 09:40

Alegria e Agradecimento... Quando estamos Alegres, parece que fica mais fácil Agradecer e... Sempre que praticamos o Agradecimento, vem como que por encanto uma maravilhosa sensação de Alegria.

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }