Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

O Gaon de Vilna - baluarte do Judaísmo contemporâneo

Eliahu ben Shlomó Zalmán Kremer - em hebraico: ר' אליהו בן שלמה זלמן. 
Conhecido como o Gaón (gênio em Torá) de Vilna ou o Gra (Ha-Gaón Rabí Eliyáhu), Vilna, Lituânia, 23 de abril de 1720 - Vilna, 9 de octubre de 1797
Foi um proeminente rabino, erudito em Talmud e Cabalá.
O Gaon, como é simplesmente chamado, foi uma das maiores autoridades haláchicas da historia do judaísmo. Seu pensamento esteve entregue por completo ao estudo da Torá, do Talmud e da erudição cabalística, assim como de certas seculares (como a gramática hebraica, geometría, álgebra e astronomía). O Gaón considerava o conhecimento "secular" um adjunto vital ao estudo da Torá e era bem informado em quase todos os campos seculares. Apesar de estar em desacordo com o Movimento da Hascalá Judaico em seus princípios, ainda assim promoveu a reflexão sobre a relação e o equilibrio entre modernidade e assimilação à cultura europeia e à hebraica.

O Gaon de Vilna

Obras

Foi um autor prolífico. Existem poucos livros hebraicos antigos sobre os quais ele não escreveu algum comentário, que em grande maioria eram aulas ditadas a seus alunos.
No entanto, nenhum escrito seu foi publicado em vida. 
Sua explicação ou comentário, especialmente que, para compreender um texto difícil é adicionada para esclarecer o Talmud babilônico e o Shuchan Aruch (Código de Leis da Torá e do Talmud), também conhecidos como o Biur Ha-Grá ("Esclarecimento do Gra"). 
Seu trabalho de investigação sobre a Mishnah é intitulada Shenot Eliyahu (Os Anos de Elías). 
Vários trabalhos de Cabalá contém os seus comentários. 
Suas interpretações sobre o Pentateuco se intitulam Adereth Eliahu (Esplendor de Elías). 
Seus comentários sobre Provérbios e outros livros do Tanach foram escritos mais tarde em sua vida.
Também escreveu sobre matemática, conhecia os trabalho de Euclides, havendo estimulado seu aluno rabino Baruch de Shklov a traduzir os trabalhos deste grande matemático ao hebraico. 
Um trabalho matemático chamado Áyil Meshulash (Carneiro de Três Partes), um referencia ao "Convenio Entre las Partes" de Gênesis 15:9), também lhe foi atribuído.

Fonte: Wikipedia
Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }