Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

O segredo do otimismo - Or Hachaim Hakadosh

          Depois que o Todo-Poderoso completou o trabalho dos primeiros 5 dias da Criação, a Torá declara: “E D'us viu que era bom”. 
Ao concluir o trabalho do sexto dia - no qual o ser humano foi criado - a Torá afirma: “E D'us contemplou tudo o que criou, e eis que estava muito bom”. 
Qual é a qualidade exclusiva do ser humano que é algo “muito bom” em contraste com o resto do universo inteiro, que é simplesmente “bom” aos olhos do Criador?
       Antes de D'us criar o homem, o vasto e maravilhoso universo era como uma obra-prima sem ninguém para apreciá-la e para apreciar a bondade de seu Criador. O Todo-Poderoso criou, então, o homem com uma alma que tem a capacidade de reconhecer a bondade, o carinho e o poder Divino, bem como ao Criador Que lhe trouxe vida, propósito e existência.
A consciência por parte do homem da existência de D'us cumpriu o propósito primeiro da Criação - o reconhecimento, gratidão e apreço ao seu Criador e à Sua bondade. E isso foi algo “muito bom”.
       Que possamos sempre nos esforçar para sermos gratos a todos os que nos beneficiam. Como resultado, continuamente nos elevaremos e nos tronaremos pessoas melhores e mais tranquilas!




Baseado no livro Or HaChaim, do Rabino Chaim ben Atar (Itália e Israel, 1696-1743)


 Para receber o e-Mussar: emussar@terra.com.br
     
Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }