Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Mantendo a Nossa Sorte


À  LUZ  DO  MUSSÁR
              

      Era uma vez uma escada com dez degraus encostada na lateral de uma casa.

      Mesmo sendo cada degrau exatamente da mesma dimensão e feito da mesma madeira, o mais alto sentia-se superior a todos os outros degraus. Embora tivesse um sentimento de arrogância em relação aos degraus mais baixos, ele era particularmente insolente com o degrau inferior da escada, que pendia muito abaixo dele e apenas a uma curta distância do chão. Olhando com condescendência para os degraus, ele gritava com grande orgulho: “Eu fui escolhido para ficar acima de vocês e, portanto, sou o degrau maior e mais importante de todos”.

Enquanto o degrau superior fazia suas observações sem sentido, um vizinho passou e ouviu a sua arrogante declaração. Ele rapidamente estendeu a mão e começou a virar a escada ao contrário. Logo o degrau mais baixo sentiu-se voar até o topo, enquanto o degrau mais alto, de repente viu-se caindo do ponto mais alto ao mais baixo! Quando o degrau arrogante viu o que aconteceu, ele imediatamente se arrependeu de toda a sua presunção. O degrau mais baixo, que agora se encontrava no topo da escada, tomou muito cuidado de não nutrir nenhum sentimento de orgulho, pois não queria sofrer o mesmo destino do degrau orgulhoso.

A escada nesta parábola é uma alusão à dinâmica espiritual da riqueza neste mundo. A partir de nossa perspectiva terrena parece que o dinheiro vem às nossas mãos através dos esforços que fazemos, ou seja, nosso trabalho, criatividade ou profissão. Na verdade, cada centavo que entra em nossas mãos foi decretado anteriormente nos Céus. D'us sozinho decide quem deve ser rico e quem deve ser pobre.

Se uma pessoa é rica, que lembre que foi o Todo-Poderoso sozinho Quem a abençoou com toda a sua prosperidade. Ao refletirmos sobre essa verdade, a arrogância não trará a reversão de nossa sorte. Pelo contrário, manteremos um sentimento de humildade e permaneceremos com nossas posses e/ou riquezas.

 
As pontas da estrela de David são sempre equidistantes.

        * Ben Ish Hai é um dos livros escritos pelo Rabino Yossef Haim (Bagdá, Iraque, 1833-1909)
 Para receber o e-Mussar: emussar@terra.com.br

Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }