Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

A Grande Pergunta de Hanucá

Se foi encontrado azeite de oliva suficiente para queimar por apenas um dia na Menorá do Grande Templo Sagrado de Jerusalém – e o azeite durou oito dias, então o milagre foi apenas os sete dias adicionais de iluminação. Por que celebramos Hanucá por oito dias e não sete?
Eis algumas respostas mencionadas no livro Book of Our Heritage, um excelente livro para todos terem em casa (http://www.feldheim.com/catalogsearch/result/?q=Book+of+Our+Heritage )
:
1.    Um dia a mais de celebração foi pela vitória militar sobre os gregos.
2.    A descoberta de uma jarra com azeite intacta e lacrada com o selo do Sumo-Sacerdote também foi um milagre. O dia a mais é celebrado por isto.
3.    O azeite encontrado foi dividido em oito pequenas porções para durar pelos oito dias necessários para a produção de um azeite novo. Até este ser produzido, a Menorá do Templo de Jerusalém seria acendida apenas por alguns minutos a cada noite. Milagrosamente, a pequena quantia de azeite ardeu o dia todo. Portanto, em cada um dos oito dias houve um milagre.
4.    Todo o azeite foi colocado na Menorá, mas depois de queimarem a noite inteira, na manhã seguinte encontraram os copos da Menorá cheios de azeite. Portanto, a cada dia houve um milagre.

5.    O próprio fato de nossos antepassados não terem se desanimado em acender a Menorá na primeira noite, embora soubessem que não poderiam acendê-la novamente até que o novo azeite ritualmente puro pudesse ser produzido (um período de oito dias), foi um grande milagre. É o otimismo que permite ao Povo Judeu sobreviver por todas as gerações e todos os exílios!



Fonte: Meor Hashabat.
Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }