Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Transpondo as crises financeiras


O Rei David ensinou: “Feliz é a pessoa que põe a sua confiança no Todo-Poderoso e não se volta aos arrogantes ou desonestos” (Salmo 40:5).

Certa vez um homem rico encontrou um trabalhador que estava muito triste porque estava desempregado. “Ouça”, disse o homem rico: “Venha trabalhar comigo durante três meses e eu lhe pagarei um bom salário”.

“Não há como eu fazer isso”, respondeu o outro. “Eu tinha uma boa função na empresa de meu patrão por vários anos. Ele me dispensou temporariamente, mas vai precisar de mim em poucas semanas. Portanto, se eu lhe disser que tenho outro emprego ou me apresentar a ele depois que terminar de trabalhar para o senhor, ele contratará outra pessoa e acabarei perdendo esta oportunidade. Prefiro passar por alguns meses difíceis a perder um emprego permanente!”

Da mesma forma, D'us é o nosso Criador e supre todas as nossas necessidades todos os dias de nossas vidas. Ocasionalmente pode ocorrer de Ele nos colocar em uma situação financeira complicada. Durante esses tempos difíceis podemos ser tentados a nos envolver em algum negócio que soa muito lucrativo, mas carece de integridade.

Da mesma maneira que o trabalhador desempregado da história acima teve o discernimento de perceber que se pegasse um emprego temporário perderia o permanente, assim também, se estivermos em uma posição financeira apertada é importante pensarmos com clareza. Apesar da tensão da situação, seria muito contraproducente nos envolvermos em um negócio suspeito ou arriscado.

É melhor e é do nosso interesse ‘aguentar’ os desafios de um período difícil e manter a integridade do que entrar em aventuras questionáveis. Ao mantermos uma confiança inabalável no Todo-Poderoso, Que é misericordioso e bondoso, Ele nos tirará deste teste difícil, voltando a prover as nossas necessidades com tranquilidade, como diz o versículo: “Feliz é a pessoa que põe sua confiança no Todo-Poderoso”.




Baseado no livro Ahavat Hessed do Chafêts Chaim, o Rabino Israel Meir Kagan (Polônia, 1839-1933)
                                     Para receber o e-Mussar: emussar@terra.com.br



Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }