Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Sobre a proibição de carregar objetos em domínio público no Shabat.

 
Leiluy Nishmat Shaul ben Shmuel Hirsh z"l 
Bs"d                                                                                          

Não se deve sair Erev Shabat logo antes do anoitecer segurando algum objeto na mão caso esqueça e continue  carregando-o (no Shabat)...          É uma Mitzvá verificar os bolsos Erev Shabat, próximo ao por do sol para se assegurar que não estará carregando algo para fora no Shabat (Shulchan Aruch 252 : 6-7 )
 
Embora a Mishna proíba o alfaiate de sair próximo ao por do sol  Erev Shabat carregando a agulha fincada na roupa ou o Sofer carregando o Kulmus(pluma), explica a Mishna Berura que esta proibição se aplica também a qualquer objeto que a pessoa costuma carregar habitualmente. Assim sendo, próximo á entrada do Shabat ( aproximadamente 15 min.) , seria proibido colocar o celular, um trocado ou uma caneta no bolso, caso chegue a esquecê-los e os carregue no Shabat. Isto se aplica mesmo num local onde há um Eruv, por serem estes objetos na categoria de "Muktze", algo cujo o carregar é proibido no Shabat, mesmo dentro de casa, por não terem nenhuma utilidade.                                                                                                                                                          Caso a pessoa deva carregar algo especificamente neste horário, como por  exemplo levar o seu Talit, o seu Sidur ou a chave do carro para a Sinagoga, querendo que fiquem lá até o final do Shabat, seria permitido, pois esta proibição Rabínica não foi instituída para este caso, e sim numa situação que evitaria o esquecimento de algo habitual.
É uma Mitzvah, e há os que dizem que é uma obrigação, de se verificar os bolsos Erev Shabat próximo ao anoitecer. Esta Mitzvah se aplica tanto aos homens quanto as mulheres, tanto  aos que forem sair quanto aos que pretenderem ficar em casa,  tanto aos locais que não tem um Eruv quanto aos locais que tem um Eruv, pois existe ainda uma preocupação de se estar carregando Muktze no bolso.  Por este motivo, até mesmo Erev Yom Tov, quando seria permitido carregar, é também uma Mitzvah de se verificar que não esteja carregando Muktze ou algo desnecessário. É muito importante também se assegurar que não deixou algo no bolso Erev Shabat quando o Shabat ocorre logo após o Yom Tov. Isto é tão importante que em algumas Sinagogas é costume de anunciar em tais Shabatot que verifiquem os bolsos antes de saírem.

Roupas de Shabat também devem ser verificadas? Afirma o Rav Shmuel Kamenetsky, shlita, que é óbvio que sim pois muitas vezes são usadas também no Motzei Shabat ou em Casamentos, Bar Mitzvas,etc  quando se colocam objetos que são Muktze. Porém não precisamos evitar de usar os bolsos destas roupas durante a semana, pois podemos nos apoiar na Takanah de verificar os bolsos Erev Shabat.

A Mishna Berura afirma que também no meio do Shabat, caso venha a sair da área do Eruv, deveria também verificar os bolsos antes de sair de casa, caso costume colocar algo no bolso. A dúvida que surge entre os Acharonim é: seria permitido colocar um Kleenex no bolso durante o Shabat, pelo perigo de esquecer e chegar a carregá-lo? Embora há os que são rigorosos com isto (Gra e Shulchan Aruch HaRav), afirma o Rav Shlomo Zalman que podemos nos apoiar na opinião do Tehila leDavid que permite, já que neste pequeno prazo de tempo ele vai lembrar que tem algo no bolso, contanto que não haja perigo de carregar numa área proibida pela Torah (algo comum nas férias!)

Certa vez alguém encontrou um objeto no bolso após ter saído na rua e perguntou ao Brisker Rav,ztz´l como fazer Teshuvah disto. Respondeu o Brisker Rav que sobre ter carregado não precisava fazer Teshuvah, pois não sabia que havia algo no bolso, mas por ter transgredido a Takanah dos Sábios de verificar os bolsos Erev Shabat, deveria! (Teshuvos VeHanhagos 1:235)

Se até mesmo os tremendos méritos do toque do Shofar em Rosh Hashaná foram anulados pelos Sábios quando Rosh Hashanah coincide com o Shabat, pelo perigo de um Yehudi chegar a carregar o Shofar, quanto mais deveríamos ser cuidadosos.
Verificar os bolsos Erev Shabat: um ato tão simples, um mérito tão grande!
 

Shabat Shalom,
Yitzchak Benroubi

                  
Estas palavras são parte dos assuntos estudados no shiur Mishna Brura Yomi ( Netivot HaTorá) e só foram trazidas aqui como uma forma de despertar a curiosidade e a profundidade do estudo da Halachá. Qualquer dúvida na prática deve ser consultada com uma autoridade Rabínica   
Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }