Quem sou eu

Minha foto
Sociólogo pela Universidade de Haifa, especialize-me em abrir caminhos dentro do conhecimento judaico e melhorar a comunicação entre judeus e não judeus. Este é um caminho aberto para se comunicar com os judeus de Israel, EUA, Canadá, Europa ou aqueles que vivem em países da América Latina, mas não falam Português (no Brasil) ou espanhol (todos os outros países, além das Guianas)

Integridade e Fé em Momentos de Dificuldade Financeira


50 Tropilibras
                   
O Rei David ensinou nos Salmos (40:5): “Feliz é a pessoa que põe sua confiança no Todo-Poderoso e não se volta aos arrogantes ou desonestos”.

Certa vez um homem rico encontrou um trabalhador que estava muito triste porque estava desempregado. “Ouça”, disse o homem rico: “Venha trabalhar comigo durante três meses e eu lhe pagarei um bom salário”.

“Não há como eu fazer isso”, respondeu ele. “Eu tinha uma boa função na empresa de meu patrão por vários anos. Ele me dispensou temporariamente, mas vai precisar de mim em poucas semanas. Portanto, se eu lhe disser que tenho outro emprego ou me apresentar a ele depois que terminar de trabalhar para o senhor, ele contratará outra pessoa e acabarei perdendo esta oportunidade. Prefiro passar por alguns meses difíceis a perder um emprego permanente!”

Da mesma forma, D'us é o nosso Criador e supre todas as nossas necessidades todos os dias de nossas vidas. Ocasionalmente pode ocorrer de Ele nos colocar em uma situação financeira complicada. Durante esses tempos difíceis podemos ser tentados a nos envolver em algum negócio que soa muito lucrativo, mas carece de integridade.

Da mesma maneira que o trabalhador desempregado da história acima teve o discernimento de perceber que se pegasse um emprego temporário perderia o permanente, assim também, se estivermos em uma posição financeira apertada é importante pensarmos com clareza. Apesar da tensão da situação, seria contraproducente nos envolvermos em um negócio suspeito ou arriscado.

É melhor e é do nosso interesse suportar os desafios de um período difícil e manter a integridade que entrar em aventuras questionáveis. Se mantivermos uma confiança inabalável no Todo-Poderoso, Que é misericordioso e bondoso, Ele nos tirará deste teste difícil, voltando a prover nossas necessidades com tranquilidade, como diz o versículo: “Feliz é a pessoa que põe sua confiança no Todo-Poderoso”.



Baseado no livro Ahavat Hessed do Chafêts Chaim, o Rabino Israel Meir Kagan (Polônia, 1839-1933)
         Para receber o e-Mussar: emussar@terra.com.br

Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. O que é Judaísmo? - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }