Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

O Segredo nos Relacionamentos - E-mussar

   

“Raban Gamliel costumava dizer: Faça a vontade de D’us como sendo a sua vontade, para que Ele Faça a sua vontade como sendo a vontade Dele. (2:4) Pirkei Avót -  Ética de Talmud
    
A arte do relacionamento humano é um processo complexo.

Será que existe uma regra ou premissa básica para nos orientar a termos sucesso em nossos afazeres interpessoais?

Os relacionamentos tendem a se decompor quando as pessoas dão umas às outras não mais do que ‘merecem’. Por exemplo: suponhamos que Raquel peça a seu marido, Sam, para lhe marcar uma consulta no médico. Porém, Sam pensa o seguinte: “Eu não peço a ela para me ajudar em meus negócios. Por que ela não pode cuidar de seus afazeres sozinha?” E diz: “Querida, eu tenho três reuniões de negócios hoje. Você poderia, por favor, ligar sozinha?”

Na próxima vez que Sam precisar de um favor de Raquel, ele poderá receber uma resposta não muito empolgante. Raquel poderia ponderar o seguinte: “Por que devo me esforçar por ele, quando ele não está disposto a se esforçar por mim?”

Por outro lado, digamos que Sam tivesse dito: “Claro, querida. Vou ligar para o médico agora”. Raquel teria pensado: “Uau, que marido eu tenho!” Quando Sam lhe pedisse para fazer um favor no futuro, Raquel ficaria feliz em retribuir!
A dinâmica dos relacionamentos interpessoais repousa sobre a reciprocidade. É da natureza humana reagirmos da mesma maneira como somos tratados. Portanto, se nos comprometermos e nos empenharmos em “fazer as vontades dos outros” – “os outros também desejarão fazer as nossas vontades”.
Que possamos nos devotar a beneficiar o próximo. Assim seremos abençoados com amizades duradouras, paz e alegrias.
Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }