Quem sou eu

Minha foto
Sociólogo pela Universidade de Haifa, especialize-me em abrir caminhos dentro do conhecimento judaico e melhorar a comunicação entre judeus e não judeus. Este é um caminho aberto para se comunicar com os judeus de Israel, EUA, Canadá, Europa ou aqueles que vivem em países da América Latina, mas não falam Português (no Brasil) ou espanhol (todos os outros países, além das Guianas)

Por favor, não me julguem!

      Hilel dizia: ‘Não julgue o próximo até estar em seu lugar.
Ética dos Pais (2:5)

      
        Mesmo pessoas excepcionais e extraordinárias estão sujeitas à fragilidade da natureza humana. Se, em nossa opinião, o comportamento de nosso amigo ou familiar apresenta deficiências, estejamos cientes de que se estivéssemos em sua pele talvez tivéssemos agido de forma similar. Uma vez que não podemos partir do princípio de que somos melhores do que os outros, é também inadequado julgá-los. 
       Ao invés de julgar as pessoas por sua conduta imprópria, demonstremos empatia com elas e as ajudemos a corrigir o seu erro.

       Lutemos contra a tendência da natureza humana de enxergar os outros sob uma luz negativa. Uma vez que não sabemos todas as circunstâncias envolvidas, julguemos favoravelmente e presumamos - até prova em contrário - o melhor sobre os outros. Com este método iremos preservar muitos bons relacionamentos e desfrutar das benesses e benção Divinas!

 

 



Baseado no comentário do Rabeinu Yoná (Espanha, *-1263) sobre o Pirkei Avót
            Para receber o e-Mussar: emussar@terra.com.br
       
Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. O que é Judaísmo? - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }