Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

"Lembre-se do Sábado para santificá-lo" - Exame Nacional do Ensino Médio deixa de ser aplicado aos sábados

TopoConib
Boletim Informativo da Confederação Israelita do Brasil   |   09/03/2017   |   Fale Conosco: info@conib.org.br
 
Conheça nosso site e mídias sociais  
Exame Nacional do Ensino Médio deixa de ser aplicado aos sábados

O MEC anunciou nesta quinta-feira (9) que, já a partir deste ano, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado em dois domingos consecutivos: 5 e 12 de novembro.

A decisão de alterar as datas de realização do Enem foi decidida após a realização da consulta pública sobre o exame, entre os dias 18 de janeiro e 17 de fevereiro. As comunidades judaica e adventista, além de outras denominações sabatistas, fizeram intensa campanha para que essa mudança ocorresse.

“A Conib vinha pleiteando já há alguns anos esta modificação, iniciada em gestões anteriores, tendo apresentado essa demanda a sucessivos ministros. Estamos muito satisfeitos com a decisão, que demonstrou a preocupação de atender uma demanda legítima e evitar que jovens ficassem isolados e trancados por horas, até poderem começar a prova, permitindo assim que aqueles que guardam o shabat tenham sua dignidade respeitada.  A comunidade judaica está de parabéns por seu engajamento”, declarou o presidente da Conib, Fernando Lottenberg

Ele registrou os agradecimentos ao Ministro Mendonça Filho: “Vimos conversando com o ministro há alguns meses e ele sempre demonstrou compreensão e sensibilidade para essa questão. Finalmente vemos esse assunto resolvido”, afirmou.

Dos mais de 600 mil participantes, 63,7% votaram que o Enem deveria ocorrer em dois dias e 36,3% consideraram que deveria ser aplicado em um dia só.

A pergunta seguinte foi: “Caso o exame continue sendo aplicado em dois dias, qual formato deverá ser realizado?”.

A maior parte (42,3%) optou que ele ocorresse em dois domingos seguidos, o que contribuiu para a tomada de decisão pelo MEC.

Em segundo lugar, ficou a opção de um domingo e uma segunda-feira, com 34,10% dos participantes.

A alternativa de manter o esquema até então vigente, de sábado e domingo, teve apenas 23,60% dos votos.
CONIB - Confederação Israelita do Brasil - Visite o nosso site - Fale Conosco: info@conib.org.br
Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }