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Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Parashá KI TISSÁ - Guefiltefish mail


PARA PENSAR E REFLETIR

      Quando a Torá ensina a respeito de Moshé recebendo as Luchot (os Dez Mandamentos) em tábuas de pedra, a Torá diz que eles foram escritos com o Dedo de D-us (Shemot 31:18). Não foi dito mais detalhes. Mais tarde na Parashá, antes de Moshé quebrar as Luchot, a Torá revela mais detalhes sobre as Luchot – elas eram milagrosamente lidas dos dois lados, apesar das letras atravessarem de um lado ao outro da pedra (32:15-16). A Torá descreve as Luchot em termos superlativos: “As Luchot foram feitas por D-us, e a escrita era a escrita de D-us, gravada nas Luchot.”


      O local mais apropriado e lógico para descrever as características únicas das Luchot seria no momento em que elas foram dadas ao invés de antes de serem quebradas. A Torá faz exatamente o oposto. Por que?
      O Shemen Hatov diz que talvez a Torá esteja nos ensinando uma lição que não somente se aplica às Luchot, como também à vida em geral. A lição é que sempre que possuimos algo por um longo ou indefinido tempo, falhamos em valorizar o que temos. É somente quando alguém está prestes a perder o que possui, que ele começa a perceber sua beleza e valor. Quando estamos com pessoas amadas achamos que as teremos indefinidamente, porém quando nos deparamos com a possibilidade de perder alguém, e percebemos que nosso tempo com ele ou ela é limitado, então repentinamente começamos a perceber a preciosidade do que temos e queremos aproveitar cada momento com esta pessoa. Nossa atitude muda completamente.
      Talvez o passuk (versículo) esteja tentando enfatizar esta lição. Quando Moshé desceu a montanha com as Luchot, e estava prestes a quebrá-las, então nós repentinamente paramos. Pela primeira vez consideramos sua singularidade e explendor.
      Esta é uma lição que se relata a inúmeros exemplos de nossas vidas. Por exemplo, educação infantil. Um grande esforço é requerido para educar crianças pequenas. Elas podem sugar as energias da pessoa. Porém, quando após alguns anos a pessoa vê seus filhos crescendo, ela olha para trás e diz, “Aqueles anos maravilhosos voaram tão depressa...”
      Assim também ocorre no relacionamento com nossos pais. Sim, pode haver tensões e aborrecimentos. Às vezes a vida pode ser árdua para ambos pais e filhos, porém muitas pessoas deixam de perceber a benção que temos quando ainda podemos nos conectar aos pais.
      Um dos maiores testes da vida é apreciar o momento enquanto ainda o estamos experenciando. A vida é tão passageira, pois estamos sobrecarregados pelos percalços e calombos na estrada, e nós simplesmente não temos o tempo e tranquilidade para aproveitar o que temos.
      Essa é a lição que a Torá está nos ensinando. Nós somente percebemos que as Luchot são um maravilhoso trabalho feito por D-us quando estivemos prestes a perdê-las. O desafio é apreciar o que temos enquanto ainda o temos.
(Rav Issachar Frand)



A Parashá começa relatando as instruções que Hashem deu a Moshé Rabeinu, para a realização do censo do povo. Cada homem deveria dar uma moeda de meio shekel. A palavra utilizada no versículo (30:12) referente a este ato (de que cada homem deveria dar) é "ונתנו". O Gaón De Vilna nos ensina que em relação a donativos, há a necessidade de darmos assim que requeridos, sem demoras.
Com relação a isto, o Gaón de Vilna explica o que está escrito no Tratado de Shabat (151:70b) que conta a respeito de Rav Chia que disse à sua esposa que se uma pessoa lhe viesse pedir pão, ela deveria se apressar em dá-lo, assim como o faria para seus filhos. A esposa dele perguntou se por acaso ele a estava amaldiçoando, e ele respondeu que não, e sim que a vida é como uma roda que dá voltas....
A palavra "ונתנו", acrescenta o Gaón, pode também ser lida de trás para frente, nos ensinando que a vida é uma roda que dá voltas, onde às vezes um dá e o outro recebe, e outras vezes é o outro que dá e o que deu anteriormente é o que recebe. Uma vez que a vida dá voltas, o rico de hoje pode vir a ser o pobre de amanhã, e devemos portanto nos apressar em dar quando solicitados.
Rav Chaim Kanievsky shelita diz em seu livro Orchot Iosher, que também em relação à mitzvá de honrar aos pais, a pessoa deve faze-la com perfeição, pois da mesma forma que alguem lida com seus pais, será como seus prórios filhos o tratarão. Assim sendo, quem honra os pais meritará que seus filhos venham a lhe honrar também; e Rav Chaim traz uma pista para isto do que a Torá diz a respeito do malvado Esav, que honrava seu pai de forma completa, sobre o qual está escrito (Bereshit 27:31): "ויבא לאביו" (trazia para seu pai [alimentos gostosos]). Se lermos de trás para frente, obteremos também estas duas palavras, "ויבא לאביו", nos mostrando que quem dá para o pai, receberá de volta.
( Umatok Haór )



Gut Shabbos
Iaacov Orgler

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