Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Parashá: TRUMÁ - pela Ong Torá do Rabino Gloiber

Nossa Parashá nos conta sobre o pedido Divino ao povo de Israel de doarem para a construção do Mishkan (Traduzido como Tabernáculo, palavra que também precisa de uma tradução, então vamos deixar Mishkan mesmo!)
A linguagem do versículo é : "pegar (para Hashem) uma doação".

Unkelus bar Kalonikus era o filho da irmã do imperador romano Titus que destruiu o segundo Beit Hamikdash causando um verdadeiro holocausto para o nosso povo. Unkelus se converteu ao judaísmo e se tornou um grande Sábio da época da Mishná que é  intitulado "Tana" . Deixou de ser Unkelus bar Kalonikus e se tornou Unkelus ben Avraham Avinu. Ele chegou ao nível de Tzadik e escreveu a tradução explicativa da Torá para o aramaico, e mesmo havendo na época outras traduções da Torá para o aramaico a tradução explicativa dele foi escolhida pelos Sábios da Mishná para ser lida toda semana , duas vezes o texto em hebraico e uma vez a tradução de Unkelus (por isso ela já vem impressa em todo Chumash ao lado do texto em hebraico). Essa tradução foi feita quando ele estava em um nível espiritual elevadíssimo e já tinha  Ruach Hakodesh, ou seja, ele viu lá encima como teria que traduzir aqui embaixo. 
Quando ele chegou nesse versículo que diz "pegar" (para Hashem uma doação) ele traduziu "dar". Se a tradução é "dar" porque o texto em hebraico diz pegar? Aqui revelamos um segredo oculto da Torá, quando você está dando uma doação na verdade você está "pegando" para você muito mais, ou seja, no mérito da doação Hashem te dá muito dinheiro! 

Gostaria de aproveitar esse assunto extremamente importante para recomendar a histórica Yeshivá de Petrópolis que por meio do seu  Fundraising Reb Newton Levin nos mandou a seguinte carta:

Prezado Rabino
Conforme nosso contato ontem pelo telefone segue abaixo um breve relato sobre a Yeshiva:


Na véspera de comemorar 51 anos de existência contínua, a Yeshiva de Petrópolis vem formando bons judeus dentro dos princípios de educação básica e judaicos.  O resultado desse trabalho pode ser reconhecido através dos ex-alunos, rabinos e lideres comunitários em varias comunidades no Brasil e no mundo. 

Somos enraizados no amor ao próximo independente de qualquer qualificação. A Yeshiva faz um trabalho comunitário ( tanto dentro como fora da nossa localização física) de aproximação de crianças, jovens e adultos judeus afastados dos ensinamentos da Torá nos quatro cantos do Brasil trazendo conhecimento dos bons princípios e ensinamento leis judaicas, costumes e datas festivas com respeito e total atenção. 

Em sua extensa área constituída em uma floresta nativa ecologicamente correta de 120 mil metros quadrados, a Yeshiva Colegial Machane Israel proporciona aos alunos o prazer de estudar tora e matérias laicas em um ambiente saudável, seguro e tranquilo, favorecendo uma educação judaica de forma única na qual os alunos aprendem a gostar dos estudos de Torá, praticando mitzvot continuamente e de como devemos agir mediante situações cotidianas dentro dos princípios das leis judaicas. 

A Yeshiva já recebeu visitas honrosas de vários lideres e Rabinos comunitários que deixaram sua benção para que o trabalho seguisse em frente. Dentre eles podemos citar o Lubavitcher Rebe  que escreveu 26 cartas ao seu emissário no Brazil, Rav Chaim Binjamini, dedicando ao modo como a Yeshiva deve ser conduzida e temos certeza que essa incrível benção e ensinamentos estão perpetuados e seguidos todos os dias!  

A historia
Uma das mais antigas Yeshivot da América Latina, fundada em 1966, pelo rabino húngaro Chaim Binjamini nascido em Budapeste, em 1922 e sobrevivente do campo de concentração alemão de Bergen-Belsen. Ao desembarcar aqui em 1954, após ter trabalhado como agricultor em Israel e ter participado da guerra pela independência (1948) disse: "Depois de tantos percalços passados, nos sentimos bem no bairro de Carangola. Encontramos um lar", ( palavras do Rabino Chaim Benhamini) 

A escola ocupa uma área de 120 mil metros quadrados e mais parece um hotel de montanha: tem bosques, quadras, piscinas, salão de jogos, refeitório, sinagoga, mikve (um reservatório de água construído em conformidade com a lei judaica) e alojamentos.

 Os meninos estão aptos para estudar na yeshivá a partir dos 12 anos, ou seja, pouco antes do bar mitzvah, a maioridade religiosa de um judeu. As turmas são pequenas: a partir do sétimo ano de ensino fundamentais até terceiro ano do ensino médio. A manhã serve para o ensino religioso, em português e em hebraico, como as aulas de Talmud, parte do judaísmo que explica significado e aplicações de leis ditadas pelo Pentateuco, a Torá. Depois do almoço e da oração da tarde, os alunos seguem ao estudo laico. Ao contrário do que se pensa, nem todos serão rabinos: vários irão prestar vestibulares e cursar uma faculdade. "Muitos ex-alunos, mesmo em profissões liberais, ocupam postos em instituições de educação judaica. A meta é repassar essa educação para a comunidade", diz Abrahão Binjamini, filho do fundador que atua hoje (entre muitas tarefas) também como um dos professores da escola.

Os rapazes ficam no colégio a semana inteira, exceto às sextas-feiras no período da tarde, logo após o almoço, quando vão para o  centro de Petrópolis. "Eles visitam lojas e casas para levar mensagens do judaísmo e rezar", explica Rav Binjamini. Na volta, prepara-se para o shabat, que começa no pôr-do-sol da sexta-feira e termina quando surgem três estrelas médias na noite do sábado. Nesse dia, o tempo é todo dedicado ao descanso e à oração.  

Em resumo:
“Muitos aprenderam a ler da esquerda para a direita, a escrever palavras como instrumentos de comunicação e assim, através de vários anos de estudos seculares, acumularam muitos conhecimentos para a vida profissional e bem estar material. Poucos, porém, tiveram a oportunidade de aprender a escrever da direita para a esquerda, a ler a língua sagrada da Torá e entender, desde a numerologia estabelecida a cada letra hebraica em especifico, até o significado espiritual mais abrangente da herança milenar da religião judaica.”

“A Yeshivá Colegial de Petrópolis vem justamente resgatar o lado mais carente e abandonado do nosso ser: a essência da alma judaica.” (palavras do Rav Chaim Binjamini shli"ta - fundador da Yeshivá)

  
Aguardo seu retorno e agradeço desde já sua atenção.  
Atenciosamente  

Newton Levin

Yeshiva Colegial Machane Isarel

Found raising department

Phone +  55 11 4456-2770

Mobile + 55 11 97093-2967 ( vivo / whats app )  11 95247-5430 ( tim )

Skype: newton_levin

Então , queridos amigos da ONG TORÁ, peço à todos vocês darem uma "Trumá" para a Yeshivá , um presente de aniversário do tamanho do seu coração! Eu próprio (Rabino Gloiber) estudei lá, e a Yeshivá de Petrópolis sempre ficou no meu coração! E mesmo que costumam dizer que "criança que diz que gosta de estudar está mentindo para agradar os pais" , de verdade eu gostei muito de estudar em Petrópolis e fiquei muito triste quando tive que sair de lá ! E o principal: já fiz a minha doação antes de escrever para vocês, e não foi só para dar o exemplo mas foi do fundo do coração!

Para a sua doação (do tamanho do seu coração!) entre em contato com Reb Newton Levin pelos telefones acima ou pelo seguinte email:

n.levin@terra.com.br


Agradecemos imensamente à Fernanda e Elias Messer que por meio da sua empresa Line Life apóiam a nossa ONG TORÁ
Nossos agradecimentos ao Sr Idevaldo Mamprim por apoiar as nossas viagens, ao  grupo Facislito , ao hotel Rojas , à empresa Adar e à todos vocês que estão nos apoiando, que Hashem dê à todos muito sucesso, muita saúde, muito dinheiro e felicidades judaicas de toda a família!!

Para o horário de acendimento das velas de Shabat na sua cidade acesse ao nosso site www.ongtora.com

Nossa Parashá é oferecida em memória de 
Mazal Bat Esther Nasser
Falecida em 5 de Sivan de 5741
Haim Ben Shafia Nasser z"l 
Falecido em 17 de shevat de 5762 

Rabino Gloiber
www.ongtora.com

Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }