Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Parashat Tetzavê-Shabat Zachor - www.ongtora.com


Nossa Parashá nos conta sobre as roupas do Cohen Gadol. Muitos segredos se ocultam por trás dessas roupas , como por exemplo os nomes de Hashem conhecidos como "Mem Bet" (42) e "Ain Bet" (72) que estavam na vestimenta de doze pedras preciosas do Cohen Gadol. Nessa jóia estavam gravados os nomes dos patriarcas das doze tribos de Israel (Yossef no lugar de Efraim e Menashe).

O nome de Hashem conhecido como "Mem Bet" (42) é assim chamado por ser composto pelas iniciais das palavras da reza cabalística "Ana Bekoach" que tem 42 palavras.

O nome de Hashem conhecido como "Ain Bet" (72) é assim chamado por ser o valor numérico do "Milui" (preenchimento) do nome de Hashem de quatro letras conhecido como tetragrama, ou seja, cada letra é escrita literalmente e o valor numérico das letras que compõem os nomes das quatro letras é 72.

Quando o Cohen Gadol estava no Mishcan ou no primeiro Beit Hamikdash esses Nomes se encontravam nessa vestimenta chamada de "Hoshen" e quando era feita uma pergunta as letras gravadas nela brilhavam aleatoriamente compondo uma resposta Divina para o que foi perguntado. Vimos que o Rei David antes de ir para uma guerra obtia a resposta Divina dessa maneira.

A Guemará nos conta que certa vez alguém estava passando por trás de uma sinagoga , escutou de fora uma descrição sobre essas roupas e perguntou :- Quem vai vestir essas roupas? :- O Cohen Gadol, respondeu o professor. A pessoa que não era judeu tomou uma decisão consigo próprio: - vou me converter ao judaísmo com a condição de ser o Cohen Gadol! Chegou ao tribunal rabínico onde se encontrou com Shamai que ouvindo o argumento concluiu que a pessoa não tinha boa intenção..... Mas aquela pessoa não desistiu e foi procurar o outro grande Rabino da época que se chamava Hilel. Hilel fez para ele um curso de Cohen Gadol aonde a pessoa descobriu que não poderia ser Cohen Gadol e se tornou um bom judeu.
O que Hilel viu nele que Shamai não tinha visto? Hilel viu que essa pessoa era muito caprichosa e queria fazer tudo do jeito mais certo possível, a pessoa deduziu que o fato de o Cohen Gadol ir com essas roupas demonstrava que ele era mais religioso do que os outros e isso despertou nele a vontade de ser o Cohen Gadol. No curso de Cohen Gadol que Hilel fez para ele, ele aprendeu que até o Rei David, um Tzadik maior do que o Cohen Gadol , não poderia ser Cohen Gadol. Ou seja, dá para ser um Tzadik maior ainda do que o Cohen Gadol sem precisar usar aquelas roupas. Aprendemos daqui que as vezes acontece de alguém errar e medir o nível de religiosidade de alguém por causa das roupas que ele usa, achar que quanto mais sofisticada a roupa mais religiosa aquela pessoa é, isso é um erro de avaliação muito comum nos dias de hoje.
Ou seja, se você viu no noticiário de Israel um Rabino vestido de Rabino no congresso anti-semita no Irã , saiba que aquelas roupas não representam nada mas sim as atitudes da pessoa é o que qualifica ou desqualifica ela quando se trata da nossa religião. Ou seja, se ele estava no congresso anti-semita não precisamos dizer que um Rabino estava lá mesmo que ele estava vestido assim, mas podemos dizer que tinha lá um judeu, porque quando ele fizer Teshuvá não vai precisar se converter.

Purim
Com a saída do Shabat começa a festa de Purim com a leitura da Meguilá. A primeira pergunta que poderemos fazer é: Se esse rei da Pérsia  ficou famoso por entender de mulheres , como vemos no concurso miss universo que foi feito para ele que era o rei de todos os 127 pais que existiam na época, como pode ser que Esther, uma Judia religiosa que não entendia nada desse assunto, ganha um concurso desses onde a prova principal era passar a noite com o rei? Diz o Ari Zal que Hashem fazia um milagre e entrava sempre uma demônia no lugar dela. De acordo com essa opinião o rei da Pérsia Dariavesh é filho daquela figura espiritual negativa que se materializava para "substituir" Esther.

A Guemará nos conta que nosso povo teve 48 profetas e sete profetisas . Vemos no Tanach que o profeta Ovadiahu escondeu 100 profetas em duas cavernas na época da perseguição, só desse exemplo vemos que tivemos mais do que 48 profetas. Dizem nossos Sábios que esses 48 profetas e sete profetisas foram os que escreveram as profecias para outras gerações e Esther  é uma das sete profetisas.

Haman é chamado de Haman Ha Agagui, ou seja, descendente de Agag, rei de Amalek que sobreviveu por erro de Shaul, o primeiro rei de Israel que teve a Mitzvá de exterminar Amalek e deixou Agag vivo com uma escrava que engravidou dele antes do profeta Shmuel matá-lo. Esther era a descendente de Shaul e por isso a Divina providência trouxe ela para ser a pessoa que vai exterminar a descendência de Agag. E aonde vimos que isso aconteceu totalmente? A Guemará nos conta que os descendentes de Haman se converteram ao judaísmo e se tornaram grandes Sábios de Israel, ensinaram Torá em Bnei Brak. Halachá: "Alguém que se converte ao judaísmo é como uma criança que nasceu" e até o aniversário dele passa a ser pelo dia que ele se converteu e não pela data do nascimento biológico. E daqui vemos que Esther fez totalmente o conserto do erro do ancestral dela, o rei Shaul!

Parashat Zachor que vai ser lida no Maftir nesse Shabat conta sobre o Amalek e é uma Parashá que temos a Mitzvá dá Torá de ouvi-la.
Não deixem de ir para a sinagoga esse Shabat!


Agradecemos imensamente à Fernanda e Elias Messer que por meio da sua empresa Line Life apóiam a nossa ONG TORÁ
Nossos agradecimentos ao Sr Idevaldo Mamprim pelo seu apoio,
ao  grupo Facislito , hotel Rojas , empresa Adar e todos vocês que estão nos apoiando, que Hashem dê à eles e à todos vocês muito sucesso, muita saúde, muito dinheiro e felicidades judaicas de toda a família!!

Para o horário de acendimento das velas de Shabat na sua cidade acesse ao nosso site www.ongtora.com

Nossa Parashá é oferecida em memória de 
Mazal Bat Esther Nasser
Falecida em 5 de Sivan de 5741
Haim Ben Shafia Nasser z"l 
Falecido em 17 de shevat de 5762 

Shabat Shalom e
Purim Sameach!!!
Rabino Gloiber
www.ongtora.com

 

Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }