Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Vaiakhêl-Pekudêi Shemót (Êxodo) 35:01-40:38 - MEOR HASHABAT


            Moshe transmite ao Povo Judeu as ordens do Todo-Poderoso para cessarem a construção do Mishkán (o Tabernáculo) no Shabat, para contribuírem com os itens necessários à construção do Mishkán e para construírem seus componentes e os acessórios dos Cohanim. Os artesãos são escolhidos e o trabalho se inicia. Os artesãos informam que houve muitas doações e, pela primeira e provavelmente única vez na história da coleta de dinheiro, foi dito ao Povo Judeu para pararem de trazer contribuições adicionais!
            A porção de Pekudêi descreve a contabilidade de todos os materiais trazidos para a construção do Mishkán, bem como os detalhes para a confecção das vestimentas dos Cohanim.  O Tabernáculo (uma das traduções de Mishkán) é completado, Moshe examina todos seus componentes e dá a sua aprovação para a qualidade e precisão da construção. D’us manda erigir o Tabernáculo, ele é posto de pé e seus diversos utensílios são colocados em seus  locais apropriados.

Dvar Torá:    baseado no livro Growth Through Torah, do rabino Zelig Pliskin
           
Moshe ensina a Betzalel a ordem de construção do Mishkán (o Santuário Portátil), começando pela Arca Sagrada. Betzalel, o encarregado da construção, respeitosamente responde que primeiro deveria se construir a casa e depois os seus móveis. Moshe concorda com Betzalel e lhe conta que assim D’us havia ordenado (o Mishkán antes da Arca), mas Moshe transmitiu as instruções começando pela Arca devido à sua grande importância. A Torá, então, louva Betzalel por seu entendimento intuitivo da vontade do Criador com o seguinte versículo: “E Betzalel, filho de Hur, fez tudo o que D’us ordenou a Moshe (Shemót 38:22)”.
O Rabino Yeruchem Levovitz (Polônia, 1874-1936) explicou que daqui aprendemos a importância de fazer as coisas na ordem correta. Todos nós precisamos estabelecer prioridades e desenvolver a habilidade de fazer as coisas na ordem adequada. Esta é uma importante ferramenta para termos sucesso na vida. Precisamos saber o que fazer e qual a ordem de prioridade de cada etapa do projeto.
Nunca teremos tempo de fazer tudo o que queremos na vida. Façamos diariamente uma lista das várias tarefas que precisamos completar (muitos chamam isto de ‘agenda’). Com esta lista em mãos, decidamos a ordem em que realizaremos as diversas atividades.
Se não priorizarmos e seguirmos à risca o que planejamos, acabaremos ficando sem tempo para o principal: estar com a família, crescermos como seres humanos, ajudar os demais e até prepararmo-nos para o Seder de Pessach!

Em Pessach tomamos 4 taças de vinho durante as várias etapas do Sêder.

Horário de Acender Velas de SHABAT: (24 de março)
S. Paulo: 17:53 h   Rio de Janeiro 17:40   Recife 17:07   Porto Alegre 18:11  Salvador 17:22  Curitiba 18:03. B. Horizonte 17:42  Belém 18:03  Brasília 17:58  Jerusalém 18:10  Tel Aviv 18:33  Miami 19:14  N. Iorque 18:53

Pensamento da Semana:
Pessach vem nos ensinar uma mensagem muito importante sobre liberdade:
A Falsa Liberdade deixa a pessoa livre para fazer o que quer;

A Verdadeira Liberdade, para fazer o que precisa!”
Compartilhar no Google+

+ comentários + 2 comentários

23 de março de 2017 às 21:27

Shalom Paulinho, posso postar no perfil o pensamento da semana? Obrigada

24 de março de 2017 às 11:38

Com certeza!

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }