Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Rabi Elimelech de Lizensk - Yurzeit 21 de Adar.

Elimelech Weisblum de Lizensk (partiu em 21 de Adar - 11 de março de 1787), um rabino e um dos grandes Rebes fundadores do movimento chassídico, ficou conhecido por sua cidade natal, Leżajsk (Hebraico: ליזנסק-Lizensk), perto de Rzeszów, na Polônia. 

Fez parte da núcleo interno "Chevraya Kadisha" do Magid Rebe Dov Ber de Mezeritch (segundo líder do movimento chassídico), que se tornou a liderança descentralizada da terceira geração após a morte de Rebe Dov Ber em 1772. 

Sua disseminação para novas áreas da Europa Oriental liderou a rápida expansão revivalista do movimento.

Rebbi Elimelech foi o autor do clássico trabalho Noam Elimelech, como ficou conhecido.

Desenvolveu a teoria chassídica do Tzadik na doutrina completa do "Tzadikismo Prático / Popular". Isso moldou o papel social da liderança mística, característica das linhas principais do movimento chassídico.

Ohel Leżajsk 01.jpg
Ohel de Rabi Eliezer, em Lizensk

Como fundador do Chassidismo na Polônia-Galizia, sua influência levou numerosos líderes e dinastias a emergir de seus discípulos através do início do século XIX, entre eles, o Chozê de Lublin, o Maguid de Koznitz e Menachem Mendel de Rimanov os três "Pais do Chasidismo Polonês", promovendo a difusão do Tzadikismo na Polônia. 

Devido a isso, Rabi Elimelech é venerado pelo chassidismo, predominantemente o da  Polônia, que seguem de sua influência.
Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }