Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Taanit (Jejum de) Esther - aish.com

Purim é 12 de março - 13 de março de 2017. 
Um feriado alegre que celebra a salvação dos judeus do iníquo Hamã. 

Fast of Esther

Jejum de Esther

O jejum do 13 de Adar é destinado a aprimorar a alma e galvanizar a força judaica para os desafios futuros.


Por Shraga Simmons.


Todos os anos, o jejum de Ester é realizado em um dos dias antes de Purim. Geralmente é o dia imediatamente antes de Purim, embora haja exceções. (Ver Lei nº 4 abaixo)
Qual é a fonte deste jejum?
Na Meguilá (4:16), Ester concorda em ver o rei sem ser convidado, e pede ao povo judeu que jejuem por três dias de antecedência.
Por que ela pediu um jejum? Porque um jejum ajuda a diminuir o volume em nossas atividades físicas, a fim de nos concentrar mais intensamente em nossos egos espirituais. Isso facilita o processo de "teshuva" - literalmente "retorno". Voltamos ao nosso estado essencial de pureza. Esther pediu um jejum, sabendo que através da busca de alma os judeus iriam forjar uma conexão espiritual necessária para tornar sua missão bem-sucedida. (E valeu a pena!)
Este não é um jejum de tristeza. Pelo contrário, o propósito do jejum é a elevação e a inspiração.
PREÇO DA GUERRA
Da mesma forma, houve outro jejum durante a história de Purim: Os judeus jejuaram e oraram no dia 13 de Adar em preparação para sua defesa contra o decreto de Haman. A Torá prescreve que sempre que um exército judeu vai para a guerra, os soldados devem passar o dia anterior em jejum. Isso contrasta profundamente com um exército secular que passa o dia preparando armas e armamentos. A melhor arma de um judeu é o reconhecimento de que a força e a vitória só vêm por Deus (ver Êxodo 17:10). Além disso, o fato de que estamos fisicamente enfraquecidos quando a batalha começa, assegura-nos que qualquer vitória não pode ser atribuída à nossa proeza física.
Os mortais têm limites, mas Deus pode alcançar o impossível. Como Mark Twain escreveu: "Todas as coisas são mortais, mas o judeu, todas as outras forças passam, mas ele permanece." Qual é o segredo de sua imortalidade?
É realmente este jejum de um dia antes da batalha que nós comemoramos todos os anos antes de Purim. No entanto, em homenagem à heroína Purim, é chamado Taanit Esther - o jejum de Ester.
HALACHÓT (LEIS) DO JEJUM DE ESTHER
1) O jejum começa ao amanhecer ( "Alot Hashachar" ) e termina após o anoitecer ( "Tzet Hakochavim" ).
2) Não é permitido comer ou beber. Embora outros aspectos - como usar sapatos e lavar - são permitidos.
3) Uma vez que este não é um grande jejum, as mulheres grávidas ou lactantes estão isentos do jejum, assim como as pessoas moderadamente doentes. Se alguém é saudável, mas tem uma dor de cabeça e tem dificuldade para jejuar, ele pode comer, mas é obrigado a "fazer" o jejum de outra hora. Em todos os casos, um rabino competente deve ser consultado.
4) Se o dia 13 cair no Shabat, não jejuaremos naquele dia, devido à honra do Shabat. O jejum nem sequer é realizado na sexta-feira, uma vez que isso afetaria negativamente os preparativos para o Shabat. 
Em vez disso, observamos o jejum na quinta-feira, dia 11 de Adar.
5) É costume estender o jejum até depois que a Meguilá é lida. (Exceto em cidades muradas, onde a Meguilá é lida na noite do dia 15).
6) Durante a tarde, o parágrafo de Aneinu é adicionado ao silencioso Amidah , durante a bênção de Shema Koleinu . Em Shacharit e Mincha, o chazan insere Aneinu como uma bênção separada entre Geulah e Refuah .
7) Como em outros jejuns públicos, a leitura da Torá de Vayechal Moshe (Êxodo 32: 11-14, 34: 1-10) é lida tanto em Shacharit quanto em Mincha.
8) Se um Brit Milah cair no jejum de Ester, a Seudat Mitzvah deve ser adiado até a noite. O pai, mãe e Sandek podem até comer durante a tarde do dia, já que é considerado como seu "feriado". (Sha'ar HaTziun 686: 16)
9) Avinu Malkeinu é dito somente em Shacharit, mas não em Mincha.(Uma exceção é se Purim cai no domingo e o jejum é observado na quinta-feira, então Avinu Malkeinu é de fato dito em Mincha.)
Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }