Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Torá & Pão

"Quando não há  pão não há Torá, e sem Torá não há pão" 

(Pirkei Avót, 3:21)

O Talmud quer nos ensinar uma lição valiosa: a Torá é o Livro da vida, do viver.

Há pessoas e ideologias que pregam a total submissão dos anseios do corpo para se atingir a iluminação. Mas não é nada disso: é preciso alimentação, água, dormir bem, estar bem para que as necessidade básicas do corpo não prejudiquem o estudo da Torá. Note que o Talmud não fala de guloseimas e vinhos caros, mas do básico. Menos que isso seria tirar do estudo da Torá o que ele tem de mais sagrado: o valor da vida!

Poderíamos estender isto a algumas benesses da tecnologia moderna.

Por outro lado, sem o estudo e a prática da Torá, a vida pode passar diante dos nossos olhos sem que façamos algo para nos conectarmos com o nosso Criador e com o nosso sentido de vida na terra: fazer deste mundo uma morada para o Eterno! Seria comer e beber no nível mais baixo.

Nossos sábios apregoam o equilíbrio desde o início do Tratado de Avót: é preciso saber o tempo certo para comer, beber, dormir e o tempo certo para estudar Torá e cumprir as mitsvót.

Deste modo, ambos cumprirão o seu propósito, a Torá e o pão.

 
Dedicado a Ovádia Horn ben Rachel, Z"L, homem de Torá,
e que se preocupava com o pão alheio.



Fonte: A Ética do Sinai, Editôra Sêfer, página 192.
Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }