Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Chacham Tsvi - rabino independente e aclamado por todos. Amsterdã, século 17.

Tsvi Hirsch ben Yaakov Ashkenazi (Yurzeit 12 de Yiar - 2 de maio de 1718).

Conhecido como o Chacham Tsvi depois de suas responsa com o mesmo título, serviu por algum tempo como rabino de Amsterdã. Foi um opositor resoluto dos seguidores do falso messias, Shabetai Tsvi. 

Teve uma carreira com muitas alternâncias, devido à sua independência de caráter. 
Visitou muitos países, incluindo a Inglaterra, onde exerceu muita influência. 
Suas responsa são tidas em alta estima.

Chacham Tsvi
Rabino de Sefaradim e Ashkenazim

Nasceu na Morávia, descendente de uma família bem conhecida de estudiosos. Quando criança, recebeu a instrução de seu pai e de seu avô, Efraim haCohen, na ocasião o rabino de Alt-Ofen, na atual Hungria, e mais tarde, foi para Salônica, onde, por algum tempo, frequentou a escola de Elihu Cobo. 

Em Salônica, presenciou também o impacto do movimento Shabetal Tsvi na comunidade, e esta experiência tornou-se um fator determinante em toda a sua carreira. Durante a sua estada em Salônica, Chacham Tsvi dedicou-se principalmente a uma investigação dos métodos de estudo dos sefarditas. 

Após a sua viagem de regresso a Alt-Ofen, parece ter ficado algum tempo em Constantinopla, onde seus ensinamentos e astúcia causaram tamanha impressão que, embora um estudioso polonês, foi chamado de "Chacham" (um título reservado aos rabinos sefarditas). Ele manteve este título durante toda a sua carreira.

Em 1686 Alt-Ofen foi invadida pelo exército austríaco, e a jovem esposa e a filha de Ashkenazi foram mortas por um tiro de canhão. Ele fugiu, ficando separado de seus pais (que foram levados cativos pelos prussianos), e seguiu para Sarajevo, onde recebeu uma nomeação como rabino. 

Seguindo o conselho de seu sogro, em 1690, foi para Altona, onde os principais membros da congregação fundaram de uma casa de estudos (Klaus) e colocaram Ashkenazi como rabino. Sua yeshivá tornou-se célebre, e os alunos vinham de todas as partes para ouvi-lo; porém, ganhava pouco dinheiro como rabino da Klaus, de modo que foi obrigado a exercer outras atividades para poder custear suas despesas (por exemplo, negociando com joias). 

Após a morte de seu sogro, a quem tinha ultimamente auxiliado em suas funções oficiais, uma parte da comunidade judaica desejava tê-lo instalado como rabino das três congregações enquanto outra parte queria a eleição de Moisés ben Alexandre Rothenburg. Finalmente, foi decidido que os dois candidatos devem servir à comunidade, mas alternadamente, cada um por um período de seis meses. 

Amsterdã

Menos de um ano depois, em 10 de janeiro de 1710, ele recebeu uma carta de indicação para ser o Rabino-Chefe da congregação asquenaze de Amsterdã. Além de moradia gratuita, o cargo trazia consigo um salário anual de 2.500 florins (uma grande soma, tendo em vista o fato de que 50 anos mais tarde, 375 florins era o salário normal do rabino-chefe de Berlim). Altruísta e independente por natureza, Chacham Tsvi renunciou aos privilégios de seu cargo, tais como honorários em ações civis, a fim de manter a sua independência, e aceitou a posição elevada apenas sob a condição de que sob nenhuma circunstância ele estaria obrigado a se subordinar à congregação, ou ser obrigado a receber presentes, e que deveria lhe ser permitido preservar sua liberdade absoluta de ação em todas as ocasiões. 





Elogiado pelos contemporâneos

Com disposição firme e altruísta, porém, abrupta e apaixonada, Chacham Tsvi despertou em todos os lugares o descontentamento e o ódio dos ricos e dos eruditos. Possuidor de grande conhecimento, inteligência aguçada, e capacidades linguísticas excepcionais, tudo combinava para fazer dele um dos homens mais ilustres do seu tempo. Todos os seus contemporâneos, mesmo aqueles que o conheceram apenas como o diretor do Klaus em Altona, uniram-se para elogiar seu conhecimento profundo, sua astúcia, sua clareza de exposição, que nunca declinou diante das sutilezas dos alunos, e por seu absoluto desprezo à influência do dinheiro. Sofreu grandes privações em vez de aceitar a ajuda pecuniária; e esta característica, interpretada pelos ricos daqueles dias como obstinação e arrogância, tornou-se para ele uma fonte de muito sofrimento e inimizade.

De suas obras, apenas uma parte de suas responsa foram impressas, sob o título "Responsa Chacham Tsvi" (Amsterdã, 1712, e a partir de então, frequentemente republicada). 

Elas se distinguem pela lucidez de tratamento e por uma aderência invariável ao assunto.


Fonte Auxiliar: Wikipedia
Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }