Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Hilel e sua mensagem para os não judeus


Certa vez um romano quis se converter ao Judaísmo

Naquela época (pouco antes da destruição do Segundo Templo em Jerusalém), haviam duas grandes escolas rabínicas, a do Sábio Hilel e a do Sábio Shamai.

Este romano foi primeiramente ter com Shamai, e lhe disse:

 " - Quero me converter na condição de que me digas toda a Torá num pé só."

Shamai o tocou à paulada. Havia um motivo sério para isto, que não cabe aqui discutir.

O romano foi procurar por Hilel com a mesma idéia na cabeça, ao que Hilel redarguiu: 

" -   Não faça aos outros aquilo que não gostaria que te fizessem. 
Essa é toda a Torá, o resto é a comentário; agora vai e estuda."

O tal romano aceitou o conselho de Hilel, pôs-se a estudar e se converteu.

Aparentemente Hilel parecia mais "humanista" que Shamai, embora os dois concordassem que para se converter havia que estudar muito, às vezes anos, e só então converter-se.

Contudo, Hilel acrescentou algo que Shamai também sabia e poderia ter dito ao romano, mas que o Talmud não registrou: toda a Torá lhe poderia ser dita num pé só, pois não sendo judeu ele estava obrigado a cumprir os Sete Mandamentos dos Filhos de Noé!

Esta é toda a Torá do não judeu.


À partir deste compromisso é preciso estudar muito para poder cumprir estes sete preceitos, haja visto que muitas nações até hoje não conseguem fazê-lo.

Vejamos como Hilel teria descrito os Sete Mandamentos da Humanidade, num pé só.



  1. Avodah zarah - Não cometer idolatria: ninguém gosta se gente que quer ser idolatrada, nem gostaria de servir de oferenda para um culto pagão, assim, não permita que outros o idolatrem, confeccionem ídolos para tal uso ou promovam atitudes barbáricas para este intento. 
  2. Shefichat damim - Não assassinar: é óbvio que ninguém quer ser assassinado por isso não deve fazer isto e nem algo que possa levar a isto a outras pessoas.
  3. Guezel - Não roubar: seguramente ninguém quer ser roubado, então não roube os demais.
  4. Guilui arayot - Não cometer imoralidades sexuais: adultério, incesto, gostaria que alguém fizesse com você?
  5. Birkat Hashem - Não blasfemar contra Hashem: ninguém gosta de ser praguejado, tipo "quer D-us te faça isso ou aquilo! - então não faça aos outros.
  6. Ever min ha-chai - Não maltratar aos animais: gostaria que te arrancassem um membro ainda vivo? Não? Então não faça isto aos animais! Caso queira se alimentar deles, isto é permitido pela Torá, mas busque a forma menos dolorosa para tal. Se ajudar, pesquise sobre Temple Grandin, que pesquisou o assunto.
  7. Dinim - Estabelecer sistemas e leis de honestidade e justiça: aqui está mais do que claro que ninguém quer sofrer injustiças, então não seja injusto com o próximo.

Toda a Torá num pé só


Isso é toda a Torá, ou seja, tudo o que um goi precisa fazer, sem precisar se converter.




Compartilhar no Google+

+ comentários + 3 comentários

16 de abril de 2017 às 12:51

Lindo !!!!!

16 de abril de 2017 às 12:52

Lindo!!! Gostei muiiiiiiito!!

2 de maio de 2019 às 14:24

mas essa leis não seriam apenas para separar o homem do animal, em uma época muito conturbada,(epoca do diluvio) digo...eu procuro sempre ser uma pessoa boa, dai eu chego em um rabino e digo que quero me elevar espiritualmente, saber mais sobre o eterno, e escuto como resposta:
Não mate outra pessoa, não prostitua sua carne, não coma um animal vivo...

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }