Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

O Man (maná) era Casher para Pêssach?

Mana (מָן ) - é uma substância comestível que, de acordo com a Torá. D-us providenciou para os israelitas durante suas viagens no deserto durante o período de quarenta anos após o Êxodo e antes da conquista de Canaã.

O maná é descrito como tendo a aparência de bdellium .

O maná é descrito como branco e comparável à geada em tamanho. 

De acordo com o livro de Êxodo, o maná é como uma semente de coentro que é branca (isto é explicado por comentários antigos como uma comparação com a forma redonda da semente de coentro ).
Na Bíblia hebraica, o maná é descrito duas vezes: com a narrativa completa que a rodeia. Na descrição do Livro do Êxodo , o maná é descrito como sendo "uma coisa fina e semelhante a um floco", como a geada no chão. É descrito no Livro de Números como chegando com o orvalho durante a noite.
O Livro de Shemot (Êxodo) acrescenta que o maná tinha que ser coletado antes de ser derretido pelo calor do sol, e era como uma semente de coentro que é branco.
Bamidbar (Números) descreve-o como tendo a aparência de bdellium , acrescentando que os israelitas moído-lo e batido-lo em bolos, que foram cozidos, resultando em algo como bolos assados ​​com óleo. 
Êxodo afirma que o maná cru tinha gosto de bolachas que tinham sido feitas com mel. Os israelitas foram instruídos a comer apenas o maná que haviam reunido para cada dia. 
O maná armazenado "gerou vermes e fedeu": sendo a exceção armazenada no dia anterior ao Shabat, quando o dobro da quantidade de maná foi coletada. 
Este maná não estragou de um dia para o outro, porque: "Isto é o que o Senhor ordenou:" Amanhã será um dia de descanso, um santo sábado para o Senhor. Então assar o que você quer assar e ferver o que você quer ferver. Salve tudo o que resta e mantenha-o até o amanhecer... ' "Então eles o salvaram até a manhã, como Moisés ordenou, e isso não fedeu ou não fez vermes." 
[A palavra mana aparece três vezes no Alcorão : é narrado no Hadith Sahih Muslim que o profeta Maomé disse: " Trufas são parte do 'maná' que Allah, enviado ao povo de Israel através de Moisés , e o seu suco é um remédio Para o olho. "]
Alguns exegetas colocam descrições diferentes do maná como derivadas de uma tradição diferente, com a descrição em Bamidbar (Números) e a descrição em (Shemot).
O Talmud babilônico afirma que as diferenças na descrição eram devidas ao sabor variando dependendo de quem o comeu, com ele provando como o mel para crianças pequenas, como o pão para juventudes, e como o óleo para o ancião.
Da mesma forma, a literatura rabínica clássica retifica a questão de saber se o maná veio antes ou depois do orvalho, afirmando que o maná estava preso entre duas camadas de orvalho, uma caindo diante do maná e a outra depois.
Por este motivo, cobrimos a Chalá (pão trançado) que comemos no Shabat encima e embaixo, em geral com uma pequena toalha branca. Algumas vem com os dizeres em Hebraico de "Shabat Shalom".

O Man era tido como "pão dos Céus". Assim sendo, não era planta, portanto não poderia fazer parte das espécies que levedam, como o trigo, malte, cevada, centeio, lúpulo e espelta. Assim sendo, também era Casher (apropriado) para os dias de Pêssach.

Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }