Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

O que é Bedicát Chamêts?

              Bedicát Chamêts (בְּדִיקַת חָמֵץ) é a busca antes do feriado judaico de Pêssach.

              A busca tem lugar depois do anoitecer na noite anterior a Pêssach ( a noite do 14 do mês hebraico de Nissan, como afirmado no tratado Talmudico de Pessachim). 

              Chamêts é todo alimento levedado ou fermentado, feito com grãos como o trigo, cevada, malte, espelta, sêmola e afins. Exemplos: pãos, bolachas, macarrão, etc.

              Quando Pêssach começa na noite de sábado, a Bedicát Chamêts ocorre na noite de quinta-feira (duas noites antes de Pêssach). 

Fazemos a busca do Chamêts com uma
vela, uma pena e uma colher de pau.


O processo

As luzes em torno da casa são desligadas, e uma vela é acesa. Uma bênção é recitada e a pesquisa/busca é realizada.

A fim de evitar a possibilidade de fazer uma bênção em vão - uma brachá levatalá - que poderia ocorrer se não houvesse chance de encontrar chamêts na casa e, além disso, para manter as crianças interessadas e envolvidas, há um costume de antes da Bedicát Chamêts, esconder vários (geralmente dez) pedaços de chamêts em torno da casa, de preferência por uma criança, se disponível. 

Estas peças devem ser pequenas e devem ser acondicionadas para que migalhas não escapem. 

Tradicionalmente, uma pena e uma colher de madeira são usadas, e sempre que um pedaço de chamêts é encontrado, a pena é usada para varrer o pedaço de chamêts na colher de madeira, que usada para colocá-lo em um saco. 

É melhor usar uma vela para iluminar as áreas; No entanto, é perfeitamente aceitável usar uma lanterna ou outra fonte de luz. 

Em algumas tradições, se carrega um sino para anunciar a descoberta de chamêts.

Cada parte de cada quarto da casa onde chamêts possivelmente pode ser encontrado deve ser pesquisado usando este processo. Os quartos onde o chamêts não é trazido no

Fonte auxiliar: Wikipedia

                                                       

Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }