Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

O que é a HAGADÁ que os judeus recitam na noite do Pêssach?

Na noite do Pêssach oficiamos o Sêder, onde narramos a Hagadá, uma espécie de saga da Saída de Israel do jugo egípcio

Hagadá (do hebraico הגדה - narração), é o texto utilizado para os serviços da noite do Pêssach, contendo a leitura da história da libertação do povo de Israel do Egito conforme é descrito no Livro de Shemót (Êxodo), o segundo dos cinco livros da Torá. 

Por celebrar esta libertação, o Pessach talvez seja a mais importante das três festas judaicas da Torá (as outras duas são Shavuót e Sucót).

Cada judeu tem por mandamento narrar às futuras gerações esta libertação. 

A Hagadá contêm a narrativa desta libertação, as orações, canções e provérbios judaicos que acompanham esta festividade. 

Existe um texto único de Hagadá, mas os diversos ramos do judaísmo têm suas variantes, conforme a orientação de cada sinagoga, como por exemplo a Hagadá de Amsterdã, a Hagadá Breslav e a Hagadá do Ben Ish Chai, apenas como exemplo. 

As interpretações são tão variadas quanto os locais e períodos da peregrinação judaica pelas diásporas, assim como da sua volta a Israel, que também gerou Hagadót (plural de Hagadá), tendo a terra de Israel como foco.

Há também uma Hagadá em memória ao Holocausto.

Interessante saber que o termo "Pêssach" também faz uma alusão à narrativa da Saída do Egito:

Em Hebraico escrevemos a palavra Pêssach da seguinte forma: פֶּסַח.

Mas isto também pode ser lido como Pê Sach פה סח, ou seja: 
a boca que narra!

No início da recitação da Hagadá separamos um pedaço da Matsá e o escondemos em algum lugar da casa, para ser degustado ao final da mesma. É costume encorajar as crianças a encontrá-lo, presenteando-as pelo feito.

Este pedaço chama-se Afikoman e remete à lembrança do Corbán Pêssach - o cordeiro pascal, alimento principal do Sêder, mas que não temos como preparar pois ele só pode ser abatido no Templo Sagrado em Jerusalém, que seja reconstruído e dure para sempre, breve em nossos dias! 


_____________________________________


Em memória do saudoso sr. Ovadia Horn, Z"L, de abençoada memória.





                                                                   Fonte auxiliar: Wilkipedia.






Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }