Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

O que é Pêssach? É o mesmo que Páscoa?

Pêssach (do hebraico פסח), significa "passar por cima", "saltear".

Não é a "páscoa judaica", já que nele não se come palomba pascal (proibido até mesmo por ser Chamêts) e nem coelhinho de chocolate. Nenhuma ligação com o Pêssach.

A Festa Pêssach é uma das três grandes festas da Torá (as outras duas são Shavuót e Sucót), quando os judeus tinham por obrigação acorrer ao Templo Sagrado em Jerusalém. 

Também conhecido como "Festa da Libertação", celebra a libertação dos judeus da escravidão no Egito, no dia 14 de Nissan do ano 2448 do Calendário Judaico (1312 antes da Era Comum).


Pêssach na Holanda

De acordo com a tradição, a primeira celebração de Pessach ocorreu há 3.329 anos, quando de acordo com a Torá, D-us enviou as Dez pragas do Egito sobre o povo egípcio. Antes da décima praga, o profeta Moisés foi instruído a pedir para que cada família israelita sacrificasse um cordeiro e molhasse os umbrais (Mezuzót) das portas com o sangue do cordeiro, para que não fossem acometidos pela morte de seus primogênitos.

Chegada a noite, os hebreus comeram a carne do cordeiro, acompanhada de Matsá (pão ázimo) e Maror (ervas amargas, raiz forte). À meia-noite, um anjo enviado por Deus feriu de morte todos os primogênitos egípcios, desde os primogênitos dos animais até mesmo os primogênitos da casa do Faraó. 

O Faraó, temendo a ira Divina, libertou o povo de Israel, o que levou ao Êxodo.

Como recordação dessa liberação, e do castigo de D-us sobre o Faraó, foi instituído para todas as gerações o sacrifício de Pêssach.

É importante notar que a palavra Pessach significa "passagem", porém a passagem do anjo de morte, e não a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho ou outra passagem qualquer, apesar do nome evocar vários simbolismos.

Um segundo Pêssach era celebrado em 14 de Iyar, para pessoas que na ocasião do primeiro Pêssach estivessem impossibilitadas de ir ao Tabernáculo, fosse por motivos de impureza ou por viagem. O nome desta celebração é Pêssach Sheni.



Fonte auxiliar: Wikipedia
Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }