Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Parashat Tzav- Shabat Hagadol: פרשת צו - שבת הגדול

           Nossa Parashá nos conta sobre a origem da ramificação sacerdotal do nosso povo , o "Cohen" . Como sabemos, Yaakov teve doze filhos e deles se originaram treze tribos sendo que Yossef se transforma em tribos de Efraim e Menashe. Na nossa Parashá Hashem pede para Moshe ungir Aharon e seus filhos com o "azeite de unção sagrado" e por meio disso tira eles do status de tribo de Levi  dando origem à um novo status no nosso povo que é o Cohen. A unção de Aharon e seus filhos é comparada à unção do Rei David pelo profeta Shmuel que a partir dela David foi chamado de Melech HaMashiach (Rei ungido). O rei Salomão filho do rei David já não precisou da unção do profeta sendo que filho de rei ungido já nasce rei ungido até o último descendente do rei David que é chamado de Melech HaMashiach, ou seja, filho do filho do filho etc do rei David que chegará em breve em nossos dias (essa palavra foi transliterada como Messias por tradutores que não tiveram contato com o judaísmo e não entenderam esse conceito e portanto transliteraram e não traduziram). O mesmo acontece com o Cohen. Os primeiros Cohanim foram ungidos na nossa Parashá e seus filhos já nascem Cohanim até hoje como vimos.

Shabat Hagadol:

Nosso Shabat é chamado Shabat Hagadol porque nele aconteceu um grande milagre ligado à saída do nosso povo do Egito, os egípcios em vez de eles lutarem contra nós lutaram entre si próprios. Nesse Shabat Hagadol os Rabinos nas Sinagogas dão uma palestra sobre as leis de Pessach.

Pessach:
Domingo à noite é a noite da "Bedikát chametz" que é a porta de entrada para Pessach. Se você ainda não autorizou um rabino à vender seu Chametz acesse agora o site: https://www.chabad.org/holidays/passover/sell_chometz.htm

(lá você pode vender o chametz que você tem na sua casa de Israel, de Londres, de Miami e de S.Paulo entre outras esse site é em inglês)

Uma opção em português:
http://www.morasha.com.br/nossas-festas/pessach-1/formulario.html


De sábado à noite depois da havdalá até domingo que é a noite da "bedikát chametz" limpamos  a cosinha para Pessach. O ideal é ter panelas somente para Pessach  (se você ainda não tem ainda dá para comprar e a facilidade de nossa geração são os utensílios descartáveis).

S.O.S. Pessach:
Na hora da casherização da cozinha você já deve ter em casa muitas bananas, maçãs , e se for possível biscoitos Casher LePessach (que podem ser comprados no https://www.superk.com.br/ em S.Paulo aberto até as 22h00) .

Uma vez a minha esposa estava casherizando a cozinha e a minha filha começou a chorar, corri para uma loja (sem olhar para os preços nessa hora de emergência) , comprei uma panela de pressão elétrica e corri para o Mikve de Kelim . Montei a panela de pressão elétrica na sala, coloquei carne com cenoura e batatas na panela e em 40 minutos já tinha para todos um almoço "Kasher Lepessach" pronto nessa "cozinha de sala" (milagres da tecnologia) (depois desse almoço relâmpago vimos que essa panela é um grande milagre de Pessach e continuamos usando ela na véspera de Pessach e no "chol hamoed"!)

Aventuras de Pessach- Casherizando o Fogão:

Se possível, devem ser trocadas as grelhas. Caso contrário, devem ser aquecidas até ficarem incandescentes. A "mesa do fogão" (parte de cima aonde se encontram os buracos das saídas de gás depois que você tirou as grelhas e as bocas) primeiro devem ser limpa e depois de 24 horas sem uso casherizada derramando sobre ela água fervente e passando uma pedra ou ferro em brasa para que a água continue fervendo . Se você tem dificuldade em aquecer a pedra ou o ferro para colocar junto com a água fervente compre um maçarico culinário e passe ele lentamente sobre a "mesa do fogão". Após este procedimento, sugere-se cobrir a mesa do fogão com folha de alumínio. Se a mesa for esmaltada, deve ser bem limpa e depois coberta com uma folha de alumínio grossa ou chapa. As bocas devem ser bem limpas e depois o fogo é aceso ao máximo durante uma hora para eliminar resíduos de chamêts. Os botões do gás devem ser retirados e limpos (há quem costume cobri-los com contact ou folha de alumínio).     Aula prática: https://youtu.be/_w24SDTF66U

O rav Moshe Weber foi um grande Tzadik viveu em Jerusalém e tive o mérito de desde 1978 estar sempre Pessach com ele. Mesmo sendo um grande Sábio respeitado por todos ele tinha uma vida muito humilde financeiramente , mesmo assim ele comprou um fogão de três bocas  (sem forno) somente para Pessach . Assim eu fiz também, sendo que todo ano temos oito dias de Pessach (que acabam virando nove com a véspera). Nesse caso você limpa bem o fogão do ano inteiro, cobre ele com papel alumínio , embrulha ele envolta com papel normal e monta o seu fogão de Pessach encima dele. A plata de Shabat para Pessach pode ser comprada sob medida em qualquer loja de calhas e sempre guardada para Pessach. Todos os detalhes da casherização da cosinha para Pessach podem ser encontrados no nosso site na página abaixo

https://ongtora.com/2014/03/26/limpeza-de-pessach-3/

O "Espaço K" nos comunicou que o jovem Diego Cohen se encontra no momento no quarto 620 no hospital Sta. Isabel (com previsão de ficar lá um mês) e está precisando de doações de sangue tipo O+ e plaquetas . O banco de sangue do hospital está com dificuldade em encontrar doadores para esse tipo de sangue e plaquetas. Se você tem esse tipo de sangue e pode doar para ele a doação deve ser feita no Hemocentro da Sta. Casa SP ,  rua Marquês de Itu, 579, Consolação, S.Paulo, SP. Depois da doação se for possível levar para o quarto dele o atestado da doação porque o banco de sangue não vincula a doação ao paciente (o hospital Sta. Isabel está do outro lado da rua) (graças a D'us eu tenho esse tipo de sangue e consegui doar também). Para doar você tem que ter mais de 50 kilos e menos de 60 anos. (Mais de 50 kilos é fácil)

 Agenda de Pessach:
Datas e horários para a cidade de S. Paulo:

para outras cidades acesse ao site
https://www.myzmanim.com/search.aspx

Domingo, 9 de abril
Data limite do envio da procuração
para a venda de chamets
Bedikat chametz (Busca do chamets) logo após o
anoitecer

Segunda-feira, 10 de abril
Véspera de Pêssach
Jejum dos Primogênitos
Permitido comer chamets até 10:11
Biur chametz: Queime o chamets encontrado antes das 11:09
Acenda velas de Yom Tov às 17:38
1º Seder à noite

Terça-feira, 11 de abril
Continuação do 1º dia de Pêssach
Acenda velas do segundo dia de Yom Tov após as 18:31
Início da contagem do Omer à noite
2º Seder à noite
Quarta-feira, 12 de abril
Continuação do 2º dia de Pêssach
Término de Yom Tov às 18:30

Domingo, 16 de abril
Acenda velas de Yom Tov às 17:32
Segunda-feira, 17 de abril
Continuação do 7º dia de Pêssach
Acenda velas do último Yom Tov após 18:26
Terça-feira, 18 de abril
Continuação do último dia de Pêssach
Término de Yom Tov às 18:25

Listas de produtos casher para Pêssach:
www.bdk.com.br
www.bka.com.br

PESSACH KASHER VESAMEACH !!!

Agradecemos profundamente à Fernanda e Elias Messer que por meio da sua empresa Line Life apóiam a nossa ONG TORÁ.
Nossos agradecimentos à família Grossmann (grupo Facislito) , à família Guttmann, ao hotel Rojas , aos sócios da empresa Adar , à Neeman despachantes aduaneiros, à família Mamprim , à Jonas Grinspun e família e à todos vocês que estão nos apoiando, que Hashem dê à eles e à todos vocês muito sucesso, muita saúde, muito dinheiro e felicidades judaicas de toda a família!!

Para o horário de acendimento das velas de Shabat na sua cidade acesse ao nosso site www.ongtora.com

Nossa Parashá é oferecida em memória de
Mazal Bat Esther Nasser z"l (5 de Sivan de 5741)
Haim Ben Shafia Nasser z"l (17 de shevat de 5762)
Esther bat Olga z"l (11 Kislev)






 
פסח כשר ושמח
Copyright © 2017 ONG TORÁ, All rights reserved.
Você está recebendo este email porque está na lista da Parashat Hashavua ONG TORÁ

Our mailing address is:
ONG TORÁ
Rua Três Rios 137
Bom Retiro
Sao PauloSP 01123-001
Brazil

Add us to your address book


Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list

Email Marketing Powered by MailChimp
Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }