Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Sétimo dia de Pêssach neste Domingo ao anoitecer + 1 dia para as diásporas.

BOM DIA! 

Espero que tenhas tido um ótimo Sêder. Se você achou que as ideias passadas nas últimas 4 edições lhe ajudaram, o seu retorno é muito bem-vindo. Passe-me um e-mail contando alguma forma de como o Meór HaShabat ajudou a melhorar o seu Seder (gmeor18@gmail.com).

Segunda-feira e terça-feira (17 e 18 de abril) são os dois últimos dias de Pessach, feriados Judaicos que se estendem até o anoitecer de terça-feira, dia 18. A travessia do Mar Vermelho aconteceu nesta data. (A propósito, Yzkor é na terça-feira).

Desde a noite de terça-feira passada (dia 11) entramos num período de 50 dias dedicados ao nosso auto-aperfeiçoamento, que se encerra com a festividade de Shavuót, em que comemoramos o recebimento da Torá no Monte Sinai.

Por onde começamos a nos aperfeiçoar? O primeiro passo é tomarmos a decisão de mudar. Como seria se tivéssemos um relógio especial em cima do computador ou do smartphone ou da televisão mostrando a contagem regressiva das horas e minutos que restam até sairmos deste mundo? Quanto tempo levaríamos para levantar da cadeira, desligar o computador ou a TV ou o smartphone e fazer todas as coisas que planejamos, pensamos ou sonhamos?

E se além deste relógio especial tivéssemos uma conta bancaria especial, na qual fossem creditados R$ 86.400,00 diariamente, com a única condição de gastá-los ou perdê-los? O que faríamos? É lógico que gastaríamos o dinheiro!

Bem, meus queridos leitores, todos nós temos uma conta especial no Banco do Tempo! A cada dia temos disponíveis exatos 86.400 segundos. O que não investimos sabiamente é contabilizado a cada noite. Podemos colher altos dividendos, mas não devemos deixar a conta estourar!

Para podermos mudar precisamos valorizar nosso tempo e saber que ele é limitado. O período de Sefirat HaOmer trata justamente da valorização do tempo e de como podemos mudar para melhor.

Alguns poderiam dizer: “Rabino, que exagero!” Permitam-me, então, compartilhar novamente com vocês a história de Ric Elias. 

Ric Elias estava sentado na primeira fila do voo 1549 da US Airways que milagrosamente aterrissou no Rio Hudson em Nova York, em janeiro de 2009 (http://pt.wikipedia.org/wiki/Voo_US_Airways_1549). 

O que passou por sua cabeça enquanto o avião condenado descia, com as turbinas desligadas, sem nenhum aeroporto por perto? Ele relatou sua história em público pela primeira vez e contou as 3 coisas que aprendeu na queda do avião. Confira em https://www.ted.com/talks/ric_elias.

Para podermos mudar precisamos valorizar o nosso tempo e saber que ele é limitado. O período de Sefirat HaOmer trata justamente da valorização do tempo e de como podemos mudar para melhor. Seguramente, com a sabedoria da Torá, não precisamos que o nosso avião caia para aprendermos!



Fonte: Meor Hashabat Semanal by Gerson Farberas.


Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }