Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

O Caminho Secreto para a Sabedoria

           “Rabi Meir disse: ‘Todo aquele que estuda Torá com intenção pura merecerá muitas coisas. Não só isso, mas o mundo inteiro valeu a pena ter sido criado por sua causa. O estudo da Torá o reveste de humildade e reverência aos Céus’ (6:1)”.


O Talmud (Eruvin 13b) nos ensina que os dois principais legisladores das leis da Torá foram Beit Hilel e Beit Shamai. Nossos Sábios determinaram que, nos casos em que houvesse discussão entre Beit Hilel e Beit Shamai sobre alguma lei, que os rabinos seguissem a decisão de Beit Hilel. A razão pela qual os Sábios do Talmud favoreceram o parecer de Beit Hilel foi porque Hilel e seus discípulos seguiram o caminho da humildade, enquanto Shamai e seus discípulos seguiram o caminho da exatidão e rigor.
         
No entanto, surge uma pergunta: por que a determinação da lei deveria ser baseada no atributo de humildade? Sabemos que a verdade é adquirida por meio da acuidade intelectual e erudição. Portanto, no que diz respeito à lei, não deveríamos seguir a visão de Beit Shamai, que eram conhecidos por sua erudição e mente afiada?

A Torá revela que há uma relação direta entre o raciocínio e a humildade. A magnífica virtude da humildade desperta méritos para que a pessoa perceba e entenda a verdade. Portanto, a humildade de Hilel e seus discípulos facilitou e reforçou a sua compreensão e capacidade de captar a verdade além do que conseguiram os discípulos mais intelectualmente dotados de Beit Shamai.

Que possamos seguir o caminho da humildade de Hilel. Assim teremos o mérito de ter características agradáveis, bem como conhecer as grandes verdades da sagrada Torá.



Baseado nos comentários do Hida, Rabino Haim Yossef David Azulai (Israel e Itália, 1724-1806)
 Para receber o e-Mussar: emussar@terra.com.br
       
Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }