Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Um verdadeiro amigo

Parábolas do Ben Ish Hai (*)
               
     
  
        O carcereiro perguntou ao primeiro homem por que ele estava inconsolável, enquanto seu parceiro não estava tão incomodado.
        “Sim, é verdade que nós dois temos que servir a mesma pena. No entanto, o meu destino é muito mais terrível que o dele. Veja, o meu colega de cela não tem recursos próprios nem ninguém no mundo para pagar o seu resgate. Portanto, ele imediatamente resignou-se a três anos nesta terrível prisão. No entanto, eu tenho família e amigos em outra cidade que teriam prazer em me emprestar os fundos necessários”.
        “Eu não entrei em contato com eles porque tenho um amigo rico nesta cidade e estava confiante que ele iria me emprestar o dinheiro. Contudo, quando fui até ele e expliquei o meu caso, ele agiu como se não me conhecesse! Saí de sua casa sem nada e a essa altura já era tarde demais para eu viajar para a outra cidade e procurar a ajuda de meus outros amigos. É por isso que estou arrasado, porque eu poderia ter certamente encontrado os meios para me redimir. Além disso, o meu amigo nesta cidade não só me abandonou, mas pior ainda: nem sequer me ofereceu uma palavra de conforto. Ele agiu como se nunca tivesse me visto em sua vida. Já o meu colega de cela não está tão inconsolável porque não sofreu este tipo de decepção terrível que me traz tanta aflição”.
        Na história de Yov (Jó), quando ele foi afligido por problemas indizíveis, seus três amigos vieram de longe e ficaram ao seu lado, oferecendo-lhe conforto e apoio inabaláveis. Um verdadeiro amigo permanece com seu colega haja o que houver. De fato, nossos Sábios dizem que “é preferível a morte à angústia causada por amigos infiéis”.
        Estendamos a mão a um amigo que poderia se beneficiar de nosso apoio moral, atenção e encorajamento.
Que possamos merecer ser amigos fiéis e dedicados e estar ao lado de nossos companheiros tanto nos bons tempos como, que não aconteçam, em eventuais dificuldades.

Véspera da viagem aos EUA/Canadá, onde criei o Tropicasher



Baseado no livro Mashal V’Nimshal, capítulo 11, do Rabino Yossef Haim
  
 * Ben Ish Hai é um dos livros escritos pelo Rabino Yossef Haim (Bagdá, Iraque, 1833-1909)

Para receber o e-Mussar: emussar@terra.com.br
     
Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }