Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Você conhece o Resgate dos Primogênitos?

Existe uma mitsvá na Torá que não é muito conhecida. Se você é judeu e primogênito, seus pais não são nem Cohanim ou Levitas, e você nasceu de forma usual – não através de uma operação de cesariana – então é necessário que você seja resgatado por um Cohen. Esta mitsvá data de 3329 atrás, durante o Êxodo do Egito.
           Qual a origem deste mandamento da Torá? Antes da transgressão do Bezerro de Ouro, os filhos primogênitos haviam sido designados para serem os sacerdotes (Cohanim) para o Povo Judeu, como consta na Torá: “Pois todo primogênito entre os filhos de Israel é Meu ... Eu os consagrei para Mim no dia que afligi cada primogênito na terra do Egito (Números 8:17)”. Entretanto, uma vez que eles – e os homens de todas as tribos, com exceção da tribo de Levi – se envolveram no incidente com o Bezerro de Ouro, o sacerdócio foi retirado deles e dado, em seu lugar, aos descendentes de Aharon e da tribo de Levi: “Agora Eu invisto os Levitas no lugar dos primogênitos dos filhos de Israel (Números 8:18)”.
           Embora os primogênitos tenham perdido a sua posição de destaque dentro do Povo Judeu, eles continuam consagrados ao Todo-Poderoso para sempre e necessitam de um pidion, um resgate, de sua santidade, como consta na Torá: “Vocês devem redimir cada primogênito de seus filhos (Êxodos 34:20)”. Nossa tradição ensina que na época de Redenção Final, os primogênitos retornarão à posição de Cohanim.
           Esta cerimônia de resgate é chamada Pidion Haben, Resgatar o Filho. É solicitado do pai que resgate seu filho no 31º dia de vida. Até a idade de 13, o pai é responsável por resgatar seu filho. Depois disto, o filho deve resgatar a si próprio. Um Cohen certa vez me contou de uma celebração onde o filho, o pai e o avô fizeram esta cerimônia juntos, um após o outro.

Eu não precisei ser resgatado, pois sou da Tribo de Levi

           Embora seja uma celebração rara (pois são menores as probabilidades de nascimento de um menino primogênito de parto natural e não Cohen ou Levi do que uma menina primogênita ou um menino filho de Levi ou Cohen ou um menino de parto não-natural), é um evento muito festivo e espiritual. Há quem costume realizá-lo em meio a uma refeição festiva. O pai convida um minian, 10 homens judeus acima dos 13 anos de idade, que lavam suas mãos e iniciam uma refeição com pão.
           O bebê é trazido sobre um travesseiro sobre uma bandeja de prata - isto é feito para embelezar a mitsvá. O pai apresenta o bebê ao Cohen e declara que esta criança é o filho de sua esposa de acordo com todos os requerimentos da Torá. O Cohen então pergunta ao pai: “O que você prefere: dar-me este primogênito ou resgatá-lo com cinco moedas de prata, como a Torá o exige?” O pai declara: “Quero resgatar meu filho e entregar-lhe o valor de seu resgate, como me é exigido pela Torá”.
           O pai então pega 5 moedas de prata (alguns Cohanim tem um costume de usar 6 moedas para garantir que a quantidade de prata exceda o requerimento mínimo de 117 gramas) e recita a seguinte bênção: “Abençoado seja o Senhor, Nosso D'us, Rei do Universo, que nos santificou com Seus mandamentos e nos ordenou em relação ao resgate do filho”. Depois recita mais uma bênção: “Abençoado seja o Senhor, Nosso D'us, Rei do Universo, que nos manteve vivos, nos sustenta e nos trouxe até esta oportunidade”.
           O Cohen pega as moedas, faz uma declaração verbal de que a criança está resgatada e a abençoa com a tradicional bênção dos Cohanim: “Que o Todo-Poderoso os faça como Efraim e Menashe. Possa D'us abençoá-lo e protegê-lo. Possa D'us resplandecer Seu semblante sobre você e trazer-lhe graça. Possa D'us levantar Seu semblante sobre você e trazer-lhe a paz”.
           O Cohen retorna a criança ao pai, segura um copo de vinho e recita a bênção sobre o vinho. Aí todos continuam (ou iniciam, dependendo do costume) a refeição comemorativa desta cerimônia.
           A Cabala nos ensina que comparecer a uma cerimônia de Pidion Haben equivale a jejuar 84 dias – o que perdoa muitos pecados!

           Há outro ponto muito importante aqui: A questão que o Cohen faz ao pai - “O que você prefere: o bebê ou o dinheiro?” – é por um lado retórica e por outro, uma questão muito profunda. NÃO HÁ MANEIRA de o pai dar seu filho ao Cohen ao invés de resgatá-lo. Entretanto, há uma questão extremamente importante que todo pai deve ter em mente: “O que você prefere: seu filho ou passar mais tempo no escritório?” A pergunta do Cohen vem nos lembrar, como pais, que precisamos estar sempre atentos e conscientes de que nossos filhos vêm antes de todos os nossos desejos pessoais e responsabilidades com outrem!
Compartilhar no Google+

+ comentários + 2 comentários

28 de fevereiro de 2019 às 14:41

Muito bom à mensagem. Porém eu quero saber do meu amado irmão, permita assim lhe chamar eu sou pastor e est

22 de outubro de 2020 às 18:01

Este ASSUNTO e muito impotante esclarecedor não sou judia mas AMO os judeus como se eu o fosse!

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }