Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

E tudo uma questão de escolha.

Ruth a moabita é talvez a bisavó mais famosa da História.

Seu bisneto foi ninguém menos que o Rei David.

O que pouco se sabe é que Orpah, irmã de Ruth, e que também era nora de Naomi, teve um filho não menos famoso do que David, muito embora pelo sentido contrário: Golias, o filisteu.

O Talmud no Tratado Sanhedrin página 95a relata um caso em que David fora atraído para o campo dos filisteus como parte do plano Divino, sendo ali identificado por Ishbi, irmão de Golias.


Mudam só os nomes.


Ishbi aprisionou David dentro de uma moenda de azeite e foi avisar a mãe Orpah da chegada do forasteiro que lhe havia ceifado o irmão.

Enquanto isso Avishai, um dos generais de David, notou a ausência do rei e foi ao seu encalço.

Orpah vê Avishai e lança um instrumento cortante em sua direção. Errou o alvo.

Como boa palestina, Orpah exige que Avishai lhe devolva o instrumento cortante para que ela o lance novamente em sua direção. Avishai obedece e lança o instrumento de modo a despachar Orpah á terra dos pé juntos.

Ora, se Ruth e Orpah foram ambas noras de Naomi, como pode ser que uma gerou a ascendência de David enquanto outra gerou a Golias? E porque os dois foram se enfrentar logo no campo de batalha?

A bem da verdade, o confronto se deu foi no campo das idéias, tendo o campo de batalha somente como veículo: ambas, Ruth e Orpah foram expostas ao caráter inexpugnável de Naomi. Uma escolheu seguir o povo e o D-us de Naomi, ao passo que a outra entregou-se às impurezas da Terra.

Assim, nada mais natural que suas proles se encontrassem novamente, para que Hashem pudesse mostrar ao mundo quem são os Seus escolhidos: aqueles que seguem o caminho da retidão.

É forte quem tem Hashem ao seu lado.

Assim foi com David e Golias.

Assim será na Era de Mashiach.

De Mashiach ben David.

Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }