Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Mensagem da Parashá - Ekev - ONG. TORÁ


Mensagem da Parashá - Ekev

"Nossa Parashá é dedicada ao aniversário do nosso querido
Dr. Elias Messer. Que Hashem dê à ele muitos anos de vida com muita saúde , muito sucesso, muito dinheiro e felicidades judaicas de toda a família". Cada ano que passa a Alma fica mais jovem !

Nossa Parashá também é dedicada ao Bar Mitzvá do nosso querido Michael Adés , que já está dando sinais claros que vai se tornar um grande Sábio da Torá. Me impressionei tanto com o seu discurso de Bar Mitzvá que no final peguei o papel da mão dele e estou copiando uma parte dele aqui para vocês:


Na Parashá dessa semana está escrito:
Veachalta Vessavata Uverachta et Hashem Elokecha: comerás , satisfarás e louvarás o Eterno teu D'us.

Avraham Avinu costumava receber viajantes em sua tenda dando-lhes alimento, moradia e depois acompanhava-os , mostrando-lhes o caminho certo pelo qual deveriam seguir.

Ele pedia aos seus hóspedes que após a refeição agradecessem ao Todo Poderoso pois a Ele pertence a Terra e tudo o que ela contém. Assim Avraham foi acostumando os idólatras de sua geração com a idéia da existência de um Ser poderoso e único. O Talmud questiona o fato de que dois veículos do Tehilim aparentemente se contradizem. O primeiro diz : LaHashem Haaretz Umloah , ao Todo Poderoso pertence a Terra e tudo o que ela contém. E o outro: Vehaaretz Natan Livnei Adam: e a terra foi dada pelo Todo Poderoso aos homens. Então temos a seguinte pergunta: A terra pertence a D'us ou foi dada aos seres humanos?

O Talmud responde: o primeiro versículo se refere aos momentos nos quais a Brachá ainda não foi recitada. Já o segundo versículo refere-se ao momento seguinte, quando já fizemos a Brachá sobre o alimento. Portanto antes de fazer a Brachá tudo pertence ao Todo Poderoso, e após recitarmos a Brachá passa a pertencer ao ser humano

 
Nossos Sábios disseram que aquele que tem proveito deste mundo sem recitar uma Brachá é como se estivesse lesando o Todo Poderoso e a congregação de Israel.
Por tudo que foi explicado agora vemos a importância de uma Brachá e o poder que ela tem de atrair abundância para o mundo. Portanto se não a recitarmos, impedimos a entrada de fartura que viria ao mundo e beneficiaria a nosso povo.

Mazal Tov Michael!!!

Diz a nossa Parashá:  "Porque não somente de pão  viverá a pessoa, mas de toda palavra Divina a pessoa viverá  ."

Explica o Ari ZaL que a vitalidade da Alma não vem por meio da comida mas sim por meio da palavra Divina. O que é essa palavra Divina? Diz o Ari ZaL que ela está indicando a benção que fazemos antes de comer. A Brachá eleva dos alimentos o lado “Alma” deles , “Centelhas Divinas” que se misturaram com o lado espiritual negativo do mundo. Por meio da Brachá refinamos essas pequenas revelações Divinas tirando elas das impurezas , delas nossa Neshamá (nossa alma Divina) recebe a sua vitalidade e esse é o “alimento da Alma”. Nosso corpo se alimenta do lado material do que comemos e nossa alma do lado espiritual.

Conclusão: Quer que a sua Alma vibre cheia de energia positiva? Capriche nas Brachot !
 
O Ari Zal explicou que tudo nesse mundo tem um lado ”corpo” e um lado Alma. Como o ser humano foi criado “corpo e Alma” assim também todas as outras coisas.
 
A própria Torá tem um lado “corpo” que são as Halachot (leis práticas) e um lado Alma que está por trás delas. Por isso os Anjos não queriam que a Torá descesse para esse mundo e recebesse esse lado “corpo”, porque eles não se interessavam por isso, sendo que não há entre eles ódio ou inveja e eles não precisam de leis práticas como “não assassinar”, “não cometer adultério” e etc. Por isso eles pediram para que a Torá ficasse nos mundos superiores e eles tivessem sempre acesso à essa revelação  “Alma” da Torá. E aqui surge novamente a Brachá. Quando falamos as Brachot da Torá unimos nossa Alma ao lado Alma da Torá que é uma revelação Divina tão grande que até os Anjos queriam ter ela também.
 
As Mitzvot também tem o lado “corpo” e o lado “Alma”. Quando você faz uma Mitzvá é bom para você nesse mundo e ela está guardada para você no próximo mundo, quando falamos a Brachá da Mitzvá estamos conectando a nossa Alma com o lado Alma da Mitzvá , esse aspecto dela que está lá encima. Por isso está escrito na nossa Parashá: “Toda a Mitzvá…..” e não somente “a Mitzvá” indicando o lado “Alma” da Mitzvá.
 
Terra de Israel espiritual

Nossa Parashá nos conta que na conquista da terra de Israel pela primeira vez a regra era: "Pouco a pouco vou expulsá-los da sua frente ". Diz o Rebe que o mesmo acontece na vida de cada um de nós , na conquista da terra de Israel espiritual , na parte dela que recebemos por sorteio lá de cima, ou seja, nosso trabalho Divino diário personalizado que inclui nosso refinamento pessoal. A conquista não deve ser feita de uma vez, mas sim pouco a pouco.

Mas não seja radical no pouco a pouco, pouco a pouco não quer dizer não fazer nada , não se esqueça que devemos nos esforçar para fazer o trabalho Divino , como dizem nossos Sábios: "Se você se esforçou e conseguiu acredite!"

Diz a Parashá :''Talvez você diga no seu coração :- Esses povos são muito mais numerosos do que eu , como poderei conquistá-los?" (דברים ז' י''ז)

Ou seja, talvez você sinta a realidade ! Você mediu o tamanho do problema e se conscientizou de que não tem a mínima chance de resolvê-lo . Lá vai a regra geral que nos dá Moshe Rabeinu para todo e qualquer problema (incluindo fechar as contas no fim do mês)  : "Não tenha medo deles ! Lembre-se do que Hashem fez ao faraó e a todo o Egito , os milagres , as maravilhas , etc etc etc. Ou seja , isso é o que devemos pensar e sentir sempre em qualquer situação difícil. Se não saiu como queríamos , talvez nos espera algo melhor. Mas nós devemos fazer a nossa parte que é viver confiantes a cada instante , nunca pensar que não vai sair como queremos mas sim nos lembrar dos milagres e das maravilhas que Hashem fez no Egito e nos conscientizar que assim ele vai nos fazer agora !


Para o horário do acendimento das velas de Shabat na sua cidade acesse ao nosso site

www.ongtora.com

Shabat Shalom!
Rabino Gloiber
Sempre correndo
Mas sempre com você








 
 

 
Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }