Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Muita calma nesta hora.

Dvar Torá: baseado no livro Twerski on Chumash do Rabino Abraão J. Twerski, M.D.

A Torá declara: "Vocês não devem trazer uma abominação (ídolos) para suas casas" (Devarim 7:26).
O Talmud (Shabat 105b) diz que se alguém fica com raiva, isto é equivalente a cultuar ídolos. O mandamento acima, portanto, se aplica também à raiva. A raiva é uma abominação. Não a traga para sua casa!
O Talmud (Meguila 28) nos relata que quando os alunos de Rav Zeira lhe perguntaram ao que ele atribuía a sua longevidade, ele disse: "Eu nunca me manifestei com raiva em minha casa". Algumas vezes pode ser necessário reprender alguém -- até mesmo criticar severamente -- por ter feito algo errado e isto pode ter a aparência de raiva. No entanto, deve ser no máximo uma manifestação exterior e não uma verdadeira resposta enfurecida.
O Talmud nos diz que a raiva priva a pessoa sábia de sabedoria e um profeta de profetizar. "Todas as forças do inferno dominam alguém com raiva" (Nedarim 2a). O que poderia ser mais ruinoso? A raiva é tão perniciosa que em 3 ocasiões ela distorceu a capacidade de julgamento de Moisés, e de acordo com o Maimônides, este foi o equívoco que resultou que lhe foi recusada a autorização para entrar na Terra Prometida.

"As palavras suaves  dos sábios são ouvidas (Eclesiastes 9:17)". Há aqueles que acham que gritando se consegue obediência. Muito pelo contrário! Mesmo se conseguir uma obediência momentânea, existe uma boa probabilidade de, na primeira oportunidade, o ouvinte revidar contra a pessoa enraivecida.


Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }