Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

"Kli Yakar" - um doa maiores exegetas da Torá

Shlomo Ephraim ben Aaron Luntschitz o KLI YAKAR

 (1550 - 1619, Yurzeit 7 de Iyar).
Grande rabino e comentarista da Torá, seus comentários figuram no compendio Mikraot Gdolot.  Ficou mais conhecido por sua obra magna, Kli Yekar .  
Era genro do prestigioso Maharal de Praga. Serviu como rabino de Praga de 1604 a 1619. Nasceu em Luntschitz e estudou com Shlomo Luria em Lublin. Posteriormente serviu como rosh yeshiva em Lvov (Lemberg). Em 1604, foi nomeado rabino de Praga , cargo que ocupou até sua morte. Está sepultado no cemitério judaico de Praga muito próximo ao túmulo do Maharal, que é o mais conhecido. Há uma placa na parede para ajudar a identificar. o túmulo fica logo em frente.


frente ao túmulo do Kli Yakar.
Na introdução de seu Kli Yekar, ele relata que o nome de Shlomo foi adicionado ao seu nome durante uma doença que lhe ameaçava a vida, uma prática comum no judaísmo.


Página de título de uma edição 1799 de Ir Gibborim
O Rabino Luntschitz é melhor lembrado por seu trabalho homilético, mais proeminentemente Kli Yekar (jóia preciosa), alusão ao texto em Provérbios 20:15, publicado em Lublin em 1602. 
Até hoje figura nas edições do Pentateuco e continua sendo muito popular.
Compôs duas orações penitenciais por ocasião dos pogroms de 1611, que chegaram a Praga no dia 2 de Adar no calendário judaico daquele ano.

Da Wikipédia, a enciclopédia livre com comentários do Tropicasher
Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }